X

PREVENÇÃO

Campanha "Fique Sabendo" de combate ao HIV será realizada nesta quinta-feira em Ubiratã


Ouvir matéria

Promovida pela Secretaria da Saúde de Ubiratã, a edição deste ano da campanha “Fique Sabendo” será realizada nesta quinta-feira (1º de dezembro), no Centro de Saúde, das 18:00 as 21:00 horas. A ação tem o objetivo é incentivar a realização de testes rápido de HIV para detecção da Aids visando o diagnóstico precoce das infecções para proporcionar um tratamento mais breve possível. No dia 1 º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Também serão realizados testes rápidos de Sífilis e Hepatite B e C. O sangue é coletado no local e o resultado sai em até meia hora. É obrigatório a apresentação de documento oficial de identidade e também do Cartão do SUS.

 

POR QUE VOCÊ DEVE FAZER O TESTE?

Saber se tem o HIV precocemente permite começar o tratamento no momento certo e ter uma melhor qualidade de vida. 

 

Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

 

O HIV PODE SER TRANSMITIDO:

Por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais;

Pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas;

De mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação;

Por transfusão de sangue.

 

HIV NÃO É TRANSMITIDO:

Mas é bom lembrar que o HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas. Portanto, toda pessoa soropositiva pode e deve receber muito carinho e atenção.

 

TESTES RÁPIDOS

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em dois dispositivos de testagem. Para chegar ao resultado, o profissional que o realiza segue um fluxo determinado cientificamente. Se os dois dispositivos tiverem os mesmos resultados, o diagnóstico já é fechado. Em caso de discordância, é feito outro teste com um terceiro para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.

 

Esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o aconselhamento.

 

RESULTADO

Não deixe de pegar seu resultado. Se der negativo... não se exponha a situações de risco. E se der positivo? Lembre-se que você não está sozinho. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento e acompanhamento gratuitos.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 30/11/2016

 Galeria de Fotos

 Veja Também