Secretarias Administração Assist. Social Desenv. Econômico Educação e Cultura Esporte e Lazer Finanças e Planejamento Gabinete Obras Saúde Serviços Urbanos Serviços Rurais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / CONSCIENTIZAÇÃO E ARTE

Crianças e adolescentes tiveram seus desenhos expostos em calendário alusivo ao dia 18 de Maio


A Secretaria da Assistência Social lançou na última segunda-feira (06), no gabinete do prefeito Haroldo Fernandes Duarte - Baco, o calendário em alusão ao dia 18 de maio com os desenhos das crianças e adolescentes dos projetos sociais do município.

 

O festival de desenhos foi a primeira etapa das ações voltadas ao Dia 18 de Maio que corresponde ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS - e teve como finalidade conscientizar a comunidade sobre a ocorrência do abuso sexual.

 

Foi um projeto piloto, iniciado com os projetos sociais de contra turno escolar, mas tendo o objetivo de futuramente atingir todo o município. Mais especificamente, as instituições participantes foram: Projeto Curumim Vila Recife, Projeto Curumim Yolanda, Projeto de Obras Sociais – Cícero Nuto Figueiredo – SOS e Projeto AABB Comunidade.

 

Inicialmente os professores trabalharam o que é o abuso sexual e o que significa o Dia 18 de Maio, e a partir daí estimularam os alunos para que mostrassem o que compreenderam sobre o tema por meio do desenho. Foi estabelecido um regulamento que as instituições tiveram que obedecer e os alunos foram divididos em três categorias, sendo elas:

Categoria 1 - Faixa etária: 4 a 7 anos;

Categoria 2 - Faixa etária: 8 a 12 anos;

Categoria 3 - Faixa etária: 13 a 16 anos.

 

Os profissionais dos projetos foram os responsáveis pela escolha dos desenhos que melhor ilustraram a compreensão sobre o abuso sexual, sendo selecionados quatro desenhos de cada categoria para então serem incluídos em um calendário. O qual foi uma maneira de concretizar a vivência e o empenho das instituições no enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil.

 

Os desenhos selecionados foram expostos durante o II Seminário de enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes do nosso município. “O resultado foi surpreendente, e nos deixou bastante satisfeitos, pois os desenhos refletiam a compreensão das crianças e adolescentes sobre o tema da violência”, diz a equipe que esteve a frente deste trabalho.

 

Um segundo objetivo foi também atingido, que era o de aproximar o olhar do adulto sobre a percepção da violência no mundo interno das crianças e adolescentes, e como eles a expõem.  As reações dos adultos ao se depararem com os desenhos foram de espanto, muitos ficaram chocados com a clareza dos desenhos.

 

O I Festival de Desenhos dos Projetos Sociais do Município de Ubiratã em Alusão ao dia 18 de Maio cumpriu todos os seus objetivos e os calendários forma confeccionados com muita satisfação, para “premiar” o esforço de todos os envolvidos.

 

No evento de lançamento estavam presente além dos vereadores, secretários municipais, assessores e os convidados especiais, as crianças e adolescentes que tiveram seus desenhos estampados no Calendário 2017 e também seus familiares.

 

Foram confeccionados 500 calendários e 400 deles foram entregues as 4 entidades envolvidas no projeto que poderão comercializar e/ou presentear os parceiros.

 

Também as crianças e adolescentes foram presenteadas com um calendário, uma foto com o desenho de sua autoria e um “mimo” em forma de agradecimento pelo esforço e desempenho.

 

Segundo a Secretária da Assistência Social, Eliane Omori Duarte – Makie, o evento marcou um trabalho muito especial das equipes envolvidas e principalmente das crianças e adolescentes ante um tema tão importante de ser discutido e difundido e foi um momento também de bastante emoção.

Crianças e adolescentes tiveram seus desenhos expostos em calendário alusivo ao dia 18 de Maio Crianças e adolescentes tiveram seus desenhos expostos em calendário alusivo ao dia 18 de Maio Crianças e adolescentes tiveram seus desenhos expostos em calendário alusivo ao dia 18 de Maio Crianças e adolescentes tiveram seus desenhos expostos em calendário alusivo ao dia 18 de Maio Crianças e adolescentes tiveram seus desenhos expostos em calendário alusivo ao dia 18 de Maio Crianças e adolescentes tiveram seus desenhos expostos em calendário alusivo ao dia 18 de Maio Crianças e adolescentes tiveram seus desenhos expostos em calendário alusivo ao dia 18 de Maio Crianças e adolescentes tiveram seus desenhos expostos em calendário alusivo ao dia 18 de Maio Crianças e adolescentes tiveram seus desenhos expostos em calendário alusivo ao dia 18 de Maio Crianças e adolescentes tiveram seus desenhos expostos em calendário alusivo ao dia 18 de Maio Crianças e adolescentes tiveram seus desenhos expostos em calendário alusivo ao dia 18 de Maio Crianças e adolescentes tiveram seus desenhos expostos em calendário alusivo ao dia 18 de Maio Crianças e adolescentes tiveram seus desenhos expostos em calendário alusivo ao dia 18 de Maio Crianças e adolescentes tiveram seus desenhos expostos em calendário alusivo ao dia 18 de Maio Crianças e adolescentes tiveram seus desenhos expostos em calendário alusivo ao dia 18 de Maio Crianças e adolescentes tiveram seus desenhos expostos em calendário alusivo ao dia 18 de Maio Crianças e adolescentes tiveram seus desenhos expostos em calendário alusivo ao dia 18 de Maio Crianças e adolescentes tiveram seus desenhos expostos em calendário alusivo ao dia 18 de Maio Crianças e adolescentes tiveram seus desenhos expostos em calendário alusivo ao dia 18 de Maio Crianças e adolescentes tiveram seus desenhos expostos em calendário alusivo ao dia 18 de Maio

Baixe Aqui

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 09/03/2017

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira: das 8h00 às 12h00 e das 13h30min às 17h00
(44) 3543-8000 / Fax: (44) 3543-3597