X

CADASTRO NACIONAL CONFIÁVEL

Eleitores de Ubiratã e Juranda tem até maio de 2018 para fazer o cadastramento biométrico

O cadastro dura cerca de 20 minutos para ser concluído e já está a disposição dos ubiratanenses e jurandenses no Fórum Eleitoral de Ubiratã, das 12 às 19 horas


Ouvir matéria

Os 17.379 eleitores de Ubiratã e os 6.128 cadastrados em Juranda já podem fazer o seu cadastramento biométrico no Fórum Eleitoral de Ubiratã. A biometria é um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas). É atualmente bastante utilizado como base para sistemas de identificação. O uso de ferramentas biométricas proporciona aos sistemas de segurança total confiabilidade.

 

Em Ubiratã, esse cadastramento pode ser feito até maio do ano que vem, e, a expectativa é de que até lá todos os eleitores estejam cadastrados, porém, quem por algum motivo não consiga realizar a biometria ainda poderá na próxima eleição votar sem o cadastro biométrico. “Para atender a demanda foram instalados aqui no Fórum três cabines para que o cadastro possa ser feito. O cadastramento dura em média 20 minutos”, diz o responsável pelo Fórum Eleitoral de Ubiratã, Alessandro Martins Sandrini, ressaltando que é de fundamental importância a pessoa estar de posse do título atual, comprovante de residência e documento com foto.

 

No cadastramento é feita nova foto – digitalizada -, reconhecimento das digitais de todos os dedos das duas mãos e emitido um novo título de eleitor, sendo imediatamente descartado o título anterior. Na oportunidade, o eleitor caso queira pode mudar o seu local de votação.

 

Alessandro destaca que a principal vantagem do sistema biométrico é a segurança, além da atualização do cadastro. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 28/03/2017

 Galeria de Fotos

 Veja Também