Secretarias Administração Assist. Social Desenv. Econômico Educação e Cultura Esporte e Lazer Finanças e Planejamento Gabinete Obras Saúde Serviços Urbanos Serviços Rurais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / PREVENÇÃO

Campanha de vacinação contra gripe já começou em Ubiratã


O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde comunica que do dia 17 de abril até 26 de maio, acontece em Ubiratã a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, promovida pelo Ministério da Saúde, com o apoio das secretarias estaduais e municipais. Em Ubiratã a meta e vacina 6.738 pessoas. No dia 13 de maio - dia de mobilização nacional - todas as unidades de PSF – Programa Saúde da Família estará vacinando. É necessário levar cartão de vacina e documentos pessoais.

 

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos de idade ou mais, serão vacinados também os grupos prioritários: Crianças de seis meses a menores de cinco anos; Gestantes: todas as gestantes em qualquer idade gestacional; Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo de vacinação. Para isso, deverão apresentar documento que comprove a gestação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros) durante o período de vacinação; Trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e Privados; Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade, (conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas); Professores, conforme solicitado para Secretaria de Educação Municipal, Estadual e Particular.

 

A DOENÇA

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que, após contato com superfície recém contaminada por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A vacinação contra a Influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e suas complicações.

 

PREVENÇÃO

Cabe lembrar que existem medidas eficazes que também previnem a contaminação:

- Lavar frequentemente as mãos;

- Proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

- Manter ambientes ventilados;

- Procurar ter uma alimentação saudável e ingerir líquidos;

- Não compartilhar copos, talheres e alimentos.

 

 

 

Campanha de vacinação contra gripe já começou em Ubiratã Campanha de vacinação contra gripe já começou em Ubiratã

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 24/04/2017

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira: das 8h00 às 12h00 e das 13h30min às 17h00
(44) 3543-8000 / Fax: (44) 3543-3597