ÚLTIMAS NOTÍCIAS / SAÚDE
Visualizada 51 vezes
Secretaria de Saúde oferece serviço de fisioterapia gratuito à população
 
Secretaria de Saúde oferece serviço de fisioterapia gratuito à população

A fisioterapia tem papel primordial frente à nova realidade em saúde pública, pois executa ações de integralidade em todas as fases da vida agindo nas questões de atenção primaria na prevenção e promoção de saúde. Em Ubiratã, com objetivo de abordar a organização das ações do fisioterapeuta do NASF, foi criado um fluxo de triagens realizadas pela fisioterapeuta a partir dos encaminhamentos médicos ao serviço de fisioterapia, que são oferecidos gratuitamente. Como o município não conta com um centro de reabilitação, para a realização do trabalho, o local utilizado é o Centro de Saúde (antigo Posto Central). O município conta ainda com um serviço terceirizado de fisioterapia, com uma clínica credenciada que presta o serviço de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A fim de otimizar o serviço e reduzir o tempo nas filas de espera, a fisioterapeuta realiza triagens em todos os pacientes encaminhados para o serviço de fisioterapia do município, avaliando as condições clínicas do paciente, realizando testes de força, testes cognitivos.  As triagens acontecem duas vezes por semana na unidade de atendimento NASF, assim os pacientes que são encaminhados à clínica retiram a requisição uma vez no mês que são liberadas 8 sessões por paciente, então são encaminhados as clinicas conforme necessidades eminentes pós operatórios imediatos, acidente vascular encefálico, atraso em desenvolvimento neuroevolutivo, sequelas neuromedulares e câncer.

 

As sessões realizadas pela fisioterapeuta do município, Dra. Libna Brey, acontecem no Centro de Saúde e são compostas por 10 sessões de exercícios funcionais, sendo assim, os pacientes atendidos neste setor tem condições clínica e cognitivas de realizar os exercícios sendo orientados, observados e avaliados sessão-a-sessão pela fisioterapeuta e ao término das sessões são reencaminhados ao ortopedista a fim de concluir o cuidado, visto que a fisioterapia e uma parte do tratamento proposto pelo médico para alivio e reabilitação dos sintomas.

 

Os grupos de atendimento são realizados três vez por semana com duração média de 30 minutos e separados por patologias e segmentos afetados, por exemplo: síndrome do ombro doloroso realizam sessões 3 vezes por semana, as segundas, quartas e sexta-feiras, as 08:15h . Já as clinicas terceirizadas tem seu horário de funcionamento e forma de atendimento singular, não sendo de responsabilidade da Secretaria de Saúde, nem da fisioterapeuta regrar esse atendimento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Data de Publicação: 28/04/2017

 
 
 Galeria de Fotos
Secretaria de Saúde oferece serviço de fisioterapia gratuito à população Secretaria de Saúde oferece serviço de fisioterapia gratuito à população Secretaria de Saúde oferece serviço de fisioterapia gratuito à população
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira: das 8h00 às 12h00 e das 13h30min às 17h00

Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852

Cep: 85440-000 - Ubiratã - Paraná

(44) 3543-8000 / Fax: (44) 3543-3597