X

REPRESENTATIVIDADE

Ubiratanenses participam de Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em Brasília


Ouvir matéria

Na semana passada (entre 11 e 15 de julho), trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde, Marilza Nunes, enfermeiro Neto e a secretária Cristiane Pantaleão, estiveram em Brasília participando do XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O evento acontece todos os anos e reúne experiências que tiveram êxito em todo território nacional, estas experiências contemplam diversas áreas da atenção à saúde, sendo apresentada por profissionais de diversas áreas.

 

O enfermeiro Valdeni Alexandre Ciconello Neto, da Unidade de Saúde Boa Vista, representou Ubiratã, apresentando a experiência sobre ‘Estratificação de Risco Familiar’, aplicada no município. Hoje, Ubiratã tem 100% das suas famílias classificadas conforme o seu risco, com isso, o atendimento poderá ser priorizado para as pessoas que mais precisam, seja esse atendimento de agente comunitário, médico, enfermeiro, dentre outros profissionais.

 

Segundo o enfermeiro Neto, o congresso é um evento cultural e científico sendo muito importante para dividir ações que deram certo e também para aprender coisas novas. “Muitas atividades apresentadas pelos outros municípios são muito interessantes e podem ser aplicadas em Ubiratã, podendo assim melhorar a saúde da nossa gente”, comentou.

 

Para Marilza, o congresso de saúde é um evento que abre horizontes e amplia a visão no entendimento da política de saúde pública, através das trocas de experiências e de conhecimentos, o que permite o fortalecimento e aplicabilidade no cotidiano dos municípios, através de projetos, ações e serviços que visem a promoção, proteção e recuperação dos usuários do SUS. “Vimos nesse congresso muitas experiências exitosas de outros municípios que podem ser aplicados em Ubiratã e que permitira ao usuário uma participação efetiva como sujeito de sua própria vida e saúde“, relatou.

 

Outro momento importante foi uma reunião com alguns deputados federais do Paraná, onde vários secretários de saúde do estado aproveitaram o momento para solicitar apoio a projetos e programas voltados à saúde dos municípios paranaenses.

 

Ainda em Brasília, aconteceu também a eleição da nova diretoria do Conasems. A nova diretoria do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde foi eleita na quarta-feira (12), em assembleia que contou com presença de aproximadamente mil secretários municipais de saúde durante o Congresso, na capital federal. A eleição teve chapa única “Somos todos Conasems” e reelegeu o atual presidente do Conasems, Mauro Junqueira. Cristiane Pantaleão faz parte da nova diretoria, como diretora administrativa.

 

Este congresso reuniu aproximadamente 4 mil profissionais de saúde de todo país. “Foi um momento muito importante de aprendizado e de compartilhar experiências exitosas. Aprendemos muito para qualificar ainda mais a gestão municipal, pois é no município onde tudo acontece. Volto deste congresso com a energia renovada. Como é importante reunirmos pessoas de todo o Brasil e ver quanto trabalho lindo acontece para o bem das pessoas: isso é o SUS. momentos como este faz a gente refletir e confirmar que a nossa união faz a diferença”, destacou Cristiane Pantaleão.

 

NOVA DIRETORIA DO CONASEMS

 

Presidente: MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA - Minas Gerais

 

Vice-Presidente: WILAMES FREIRE BEZERRA - Ceará

 

Vice-Presidente: CHARLES CEZAR TOCANTINS DE SOUZA - Pará

 

Diretor Administrativo: CRISTIANE MARTINS PANTALEÃO - Paraná

 

Diretor Financeiro: HISHAM MOHAMAD HAMIDA - Goiás

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 21/07/2017

 Veja Também