X

EM BRASÍLIA

Cristiane Pantaleão participa do 27º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos


Ouvir matéria

A secretária municipal de Saúde Ubiratã, presidente do Cosems/PR e diretora do Conasems, Cristiane Pantaleão, participou recentemente em Brasília/DF, do 27º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, com tema central “A crise do Brasil: para onde vamos?”. Na oportunidade, a ubiratanense comentou que os municípios vêm assumindo cada vez mais responsabilidades. “Isso não é ruim, nós, gestores municipais de saúde, lutamos por autonomia para organizar os serviços de saúde de acordo com a realidade da nossa região, mas é necessário um maior investimento de recursos financeiros por parte dos outros entes. A saúde é dever do Estado, no entanto, quem é o “Estado”? O Estado somos todos nós, somos todos responsáveis por garantir esse direito à população”.

 

Cristiane destacou três pontos principais relacionados ao direito à saúde: descentralização, atendimento integral e participação da comunidade. “Ressalto o último tópico porque acredito que podemos melhorar de fato os serviços de saúde com um diálogo aberto com a população, não só durante as conferencias de saúde, mas constantemente. Oferecemos serviços que a população não conhece, muita gente não sabe como funciona o SUS e, além disso, a contrapartida da população é essencial para o planejamento ascendente, é a partir desse envolvimento com a comunidade que vamos conseguir direcionar as ações de forma mais eficaz”, comentou.

 

Pantaleão também abordou a atualização da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). “Precisamos atualizar essa política. Há mais de dois anos o Conasems em conjunto com os Cosems, está discutindo o tema. A proposta de alteração foi submetida à consulta pública e estamos no processo de avalição e aprovação das mudanças, que são extremamente essenciais para o SUS”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 21/08/2017

 Galeria de Fotos

 Veja Também