X

Enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e CAPS são capacitados para realizarem testes rápidos na população


Ouvir matéria

Nos dias 30 e 31 de agosto e 04 de setembro, os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde do município de Ubiratã receberam capacitação para realizar testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C.

 

A implantação dos testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV e triagem de Sífilis e Hepatites B e C na Atenção Básica, do Sistema Único de Saúde (SUS), forma o conjunto de estratégias do Ministério da Saúde, que tem como objetivo a qualificação e a ampliação do acesso da população brasileira ao diagnóstico do HIV e detecção da Sífilis e Hepatites B e C.

 

DIAGNÓSTICO NO PERÍODO GESTACIONAL: O diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV e da sífilis durante o período gestacional é fundamental para a redução da transmissão vertical. Nesse sentido, verifica-se a necessidade das equipes de Atenção Básica em realizar os testes rápidos para o diagnóstico de HIV e para a triagem da Sífilis no âmbito da atenção ao pré-natal para as gestantes e suas parcerias sexuais. A ampliação do acesso e da melhoria da qualidade do pré-natal na Atenção Básica se apoia na oferta e na execução dos testes rápidos de HIV e de Sífilis.

 

DIAGNÓSTICO DA POPULAÇÃO GERAL: É fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o teste, para descobrirem se são ou não portadora do vírus HIV. Se o teste der positivo, é importante iniciar imediatamente o seguimento médico. Os testes para Sífilis e Hepatite B são tão importantes quanto o de HIV. Em caso de soropositividade, possibilita tratamento precoce, interrupção da transmissão de mãe para filho, assim como para parceiros.

 

Foram capacitados ao todo 6 enfermeiros da rede de Atenção Básica do município e uma enfermeira do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). As profissionais que promoveram a capacitação são as multiplicadoras do Ministério da Saúde em testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, Magaly Botelho Lemes Lopes (farmacêutica da Secretaria de Saúde de Ubiratã) e Marlene Raphaelli Lisot, da Coordenação Regional de DST/Aids, Hepatites, Tuberculose e Hanseníase da 11ª Regional de Saúde.

 

A capacitação passou por duas etapas: a primeira de teoria, onde os participantes receberam informações sobre as doenças, passaram por dinâmica de aconselhamento pré-teste e pós-teste. A segunda etapa foi a de realização da prática da coleta do teste rápido.

 

Os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde estarão realizando os testes rápidos na população assim que receberem os kits para testagem do Ministério da Saúde. Os testes serão realizados de acordo com a programação de cada Unidade de Saúde. Se você tem interesse em fazer o teste rápido, procure sua unidade de saúde e converse com o seu enfermeiro para maiores informações.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 12/09/2017

 Galeria de Fotos

 Veja Também