Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852 - CEP 85440-000 | (44) 3543-8000 | ubirata@ubirata.pr.gov.br
Acessibilidade

Campanha "Não passe do limite" alerta sobre riscos do Benzeno


Ouvir matéria

Nesta semana inicia uma campanha para incentivar os motoristas a completarem o tanque de gasolina apenas até o automático. Com o nome “Não passe dos limites” a iniciativa busca divulgar os riscos que esse hábito tão comum a condutores e frentistas pode causar à saúde. Um dos componentes da gasolina, o Benzeno, quando entra em contato com o ar torna-se prejudicial, sendo considerado cancerígeno. Quando o tanque é abastecido apenas até o automático da bomba, a chance desse componente sair em forma de vapor é extremamente reduzida.

 

Em forma de cartazes e orientações, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária irá repassar para a população que esta atitude simples pode reduzir a exposição do frentista e do consumidor ao benzeno, diminuindo a contaminação do ambiente e evitando desperdícios e danos ao veículo.

 

“A intoxicação pelo produto (por inalação de gases ou aspiração de formas líquidas) pode causar bronquite, dificuldades respiratórias e até bronquiolites irritativas graves, com hemorragia, inflamação e edema pulmonar”, diz trecho do panfleto que será entregue a partir de segunda-feira. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o benzeno tem sido objeto de intenso controle no âmbito mundial, dada sua característica de contaminante universal e seus potenciais efeitos à saúde humana.

 

PREJUÍZO PARA VEÍCULO

Além dos danos para a saúde, há ainda prejuízos para o carro. Especialistas apontam que o combustível excedente é armazenado no canister, dispositivo feito para absorver vapores gerados durante o processo de abastecimento. “Quando o canister entra em contato com combustível na forma líquida, ocasiona falhas no motor, risco de queima da bomba de combustível, danos à pintura e desperdício”, ressalta.

 

VIGIASUS

O programa faz parte do Vigia SUS, uma estratégia estadual de fortalecimento e qualificação das ações de Vigilância em Saúde em todos os municípios do Paraná.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 02/10/2017

 Galeria de Fotos

 Veja Também