X

Ubiratã formalizou adesão ao Projeto de Turismo Rural Regional


Ouvir matéria

Em encontro realizado na tarde de terça-feira (7), o prefeito Haroldo Fernandes Duarte – Baco, assinou o termo de adesão oficial do Município de Ubiratã ao Projeto de Desenvolvimento de Turismo Rural Regional no Oeste do Paraná, uma parceria que envolve a Administração “Todos juntos rumo ao futuro”, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Divisão de Meio Ambiente e Turismo e Divisão de Agricultura e Pecuária); os municípios de Guaraniaçu e Cascavel; a Adetur Oeste e a Unioeste, que fará o gerenciamento dos recursos oriundos do PTI da Itaipu Binacional.

 

A apresentação da ideia foi conduzida pela coordenadora do projeto na Unioeste, professora Luciana Oliveira Fariña. Também participaram do encontro, o professor da Unioeste, Joham e a representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, Kátia. De Ubiratã, participaram da reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Magron, a chefe de Divisão de Meio Ambiente e Turismo, Cleide Carvalho e o chefe de Divisão de Agricultura e Pecuária, Clayton Correia de Almeida.

 

O PROJETO

Trata-se da criação de uma metodologia replicável para o fomento e o fortalecimento do Turismo Rural na região oeste, usando como amostra os três municípios, uma vez que não existe um estudo aprofundado sobre os locais que mantêm atividades potencialmente associadas ao Turismo Rural de Cascavel, Guaraniaçu e Ubiratã e não existe acesso fácil a essas informações. Essa iniciativa, segundo a proposta, pode gerar mais emprego, renda e desenvolvimento das atividades turísticas nos municípios envolvidos.

 

Os termos de participação dos envolvidos estão em fase de confecção. Assim que todos assinarem, os parceiros serão convocados para um ato de assinatura no PTI na Itaipu. A Unioeste fará o gerenciamento dos recursos. A ideia, segundo Luciana, é desenvolver um aplicativo para smartphones e um site que indicarão os principais atrativos de cada município. O custo do projeto é de R$ 100 mil. Cada cidade participante indicará 15 propriedades, que serão georreferenciadas, totalizando 45 ao todo. O projeto deve levar cerca de um ano para ser desenvolvido.

 

COMO FUNCIONARÁ

Na prática serão avaliados os tipos de turismo rural que podem ser explorados nos municípios avaliados, para na sequência georreferenciar as propriedades rurais com potencial de exploração em turismo rural.

 

Essas propriedades serão inventariadas para, na sequência, se propor rotas de acessibilidade para chegar até as propriedades rurais georreferenciadas.

 

Serão também criados canais de divulgação online e em redes sociais das propriedades rurais inventariadas.

 

"Este projeto é muito importante, pois temos muitos atrativos com potencial turístico no interior do nosso município e que precisam ser valorizados", afirmou o prefeito Baco.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 08/11/2017

 Galeria de Fotos

 Veja Também