X

Ubiratã recebe recursos para aquisição de maquinário


Ouvir matéria

O deputado Tiago Amaral (PSB) assinou nesta terça-feira (22) junto com o secretario de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, repasse de recursos para a prefeitura de Ubiratã, no valor de R$ 1.099.000,00 para a compra de dois caminhões caçamba basculante, uma mini carregadeira e um caminhão coletor compactador de lixo.

 

O prefeito Haroldo Fernandes Duarte (Baco), disse que vai utilizar parte do maquinário na zona rural, no programa Comunidade Ativa, para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida dos moradores do interior do município.

 

“Através de toda equipe da Secretaria de Serviços Rurais estamos realizando um grande trabalho para deixar todos os carreadores em perfeitas condições de trafegabilidade. Isso é um reconhecimento ao trabalho dos agricultores que tanto tem produzido e colaborado com o crescimento de Ubiratã”, destacou Baco.

 

Ubiratã possui 630 km de estradas rurais que dá acesso a milhares de propriedades onde residem centenas de produtores e suas famílias, principalmente os fornecedores de produtos como leite, frango, mel, café.

 

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Ubiratã, Antonio Hideraldo Magron, também acompanhou a assinatura da liberação de recursos.

 

COMUNIDADE ATIVA – O Programa Comunidade Ativa é desenvolvido pela Secretaria de Viação e Serviços Rurais e atende os produtores rurais em suas propriedades com a execução de trabalhos de readequação, cascalhamento, terraplanagem, entre outros serviços.

 

A prefeitura centraliza os serviços nas comunidades rurais, dividindo o município em quatro regiões (quadrantes) e permanecendo trinta dias em cada região para atender todos os produtores locais. Os proprietários rurais da região agendada solicitam os serviços, recolhendo na Prefeitura a contrapartida equivalente a 25 litros de óleo diesel por hora/máquina para cobrir os custos do serviço prestado. A Secretaria de Serviços Rurais leva quase toda a sua frota de máquinas para a região e permanece por lá executando os serviços pelo período definido. Depois desse período é que atenderá as demandas da próxima região, exceto casos emergenciais. O transporte do cascalho é proporcional à distância da cascalheira e o seu custo é compartilhado com o produtor interessado.

 

Em 2016, o programa foi premiado com o certificado de reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 17/01/2018

 Galeria de Fotos

 Veja Também