X

Casos de conjuntivite em Ubiratã têm aumentado; saiba como se prevenir


Ouvir matéria

No município de Ubiratã e também em diversas outras cidades do Paraná tem registrado um aumento considerável no número de casos de conjuntivite. A conjuntivite é uma infecção ou inflamação na conjuntiva dos olhos - membrana que recobre a parte branca do olho - que os deixa muito vermelhos e surgem sintomas como lacrimejo, coceira e secreção. Pode afetar apenas um olho, ou os dois, e pode ou não ser contagioso, dependendo do tipo de conjuntivite.

 

A mais comum é a causada por vírus, que é mais resistente, circulando com mais facilidade no ar por causa das altas temperaturas e umidade nesta época do ano e também em ambientes fechados.

 

O QUE É A DOENÇA?

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma membrana que reveste a parte da frente do globo ocular e também o interior das pálpebras. Pode ser alérgica, viral ou bacteriana. Nos dois últimos casos, é contagiosa.

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS ?

Coceira, olhos vermelhos e lacrimejantes, com sensação de areia ou ciscos, secreção amarelada (quando causada por uma bactéria) ou esbranquiçada (quando causada por vírus), pálpebras inchadas e grudadas ao acordar e também visão borrada.

 

A doença pode acometer um ou ambos os olhos de uma semana a 15 dias.

 

COMO É O CONTÁGIO?

A conjuntivite alérgica acomete mais crianças, não é contagiosa e é provocada pelo ácaro.

 

A viral e a bacteriana são transmitidas pelo contato com as mãos, secreção ou objetos contaminados, como maçanetas, toalhas e água de piscina, em especial morna e com pouco cloro. Em ambientes fechados e com grande circulação, como escolas ou ônibus, o risco de contaminação aumenta. As duas são diferenciadas somente por meio de exame oftalmológico.

 

A viral, geralmente, ataca os dois olhos e a secreção é esbranquiçada. A conjuntivite bacteriana dá em um olho só, com secreção mais amarelada ou esverdeada.

 

COMO EVITAR?

Evite coçar os olhos em locais com grande aglomeração, como piscinas e academias. As mãos e o rosto devem ser higienizados com frequência.

 

Quem estiver doente deve lavar as mãos com frequência, trocar fronhas de travesseiros e toalhas diariamente, preferir toalhas de papel na hora de enxugar o rosto e evitar compartilhar produtos para os olhos, como delineador e rímel.

 

COMO É O TRATAMENTO?

No caso da conjuntivite viral, não existe tratamento específico. Recomenda-se o uso de compressas frias ou geladas e aplicação de colírio lubrificante gelado várias vezes por dia para aliviar.

 

Para a bacteriana, o tratamento é com colírio antibiótico. É recomendado lavar os olhos e fazer compressas de água gelada, filtrada e fervida, ou soro fisiológico. Nos casos mais graves, a córnea pode ser perfurada.

 

A conjuntivite alérgica é tratada com colírio antialérgico. No caso das crianças, a médica alerta para necessidade do tratamento, pois as chances de uma úlcera ou ferida na córnea são maiores.

 

Sempre procure um médico para o diagnóstico correto.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 06/04/2018

 Galeria de Fotos

 Veja Também