X

Social realizou capacitação da Rede Municipal de Atendimento visando instrumentalizar os profissionais para o enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes


Ouvir matéria

O CREAS de Ubiratã realiza atendimento especializado as vitimas de violência, dentre elas crianças e adolescentes e suas famílias através do PAEFI - Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos. Os atendimentos desenvolvidos no PAEFI compreendem atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias.

 

A violência sendo considerada como um fenômeno social complexo, que compromete o direito fundamental à vida, à saúde, ao respeito, à liberdade e à dignidade humana é preciso que o Estado promova ações educativas que mobilizem a sociedade civil, entidades de atendimento e defesa de direitos, sensibilizando sujeitos sociais de que a violência não é algo natural, mas sim uma construção social que acompanha a história da humanidade e, que é possível que se estabeleça uma cultura de não violência.

 

O abuso sexual é uma das formas de violência que mais se oculta em nossa sociedade, ele permanece velado em uma espécie de pacto de silencio durante muitos anos, sem ser identificado e denunciado. A vitima desacreditada é silenciada diante de ameaças do ofensor, os demais familiares, muitas vezes silenciam porque tem dificuldade ou se recusam a admitir que o problema existe e, muitas vezes, sequer conseguem reconhecê-lo como tal.

 

Diante da gravidade dessa violação e consequências, compreende-se a necessidade dos trabalhos preventivos. Para avançar na proteção de crianças e adolescentes e suas famílias é necessário que a atuação do PAEFI/CREAS esteja articulada aos demais serviços socioassistenciais e à rede interinstitucional.  Diante disso, o município de Ubiratã através da Secretaria Municipal da Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS realizou no último dia 27 de abril uma capacitação voltada aos técnicos da Rede Municipal de Atendimento visando instrumentalizar os profissionais para o enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes. 

 

A capacitação foi realizada pelas psicólogas Alessandra Rocha Santos Silva e Cristina Fukumori Watarai, de Londrina. Elas são idealizadoras do “Projeto Tartanina” que realiza capacitações através da utilização do livro “O Segredo da Tartanina”, que aborda a violência contra as crianças e adolescentes de forma lúdica e interativa.

 

A articulação da Rede aponta para um caminho que possibilita adquirir novos conhecimentos, novas propostas de trabalho com as famílias, mediante um interesse coletivo, que é a proteção integral a crianças e adolescentes do município de Ubiratã.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 08/05/2018

 Galeria de Fotos

 Veja Também