X

Assistência Social convida comunidade para mobilização de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes


Ouvir matéria

O 18 de Maio é o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9970/00. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

 

A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

 

A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolvem vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem.

 

Dessa forma, buscando superar mitos, tabus e preconceitos oferecendo segurança para que possam se reconhecer como pessoa em desenvolvimento e se envolver coletivamente na defesa, garantia, e promoção dos seus direitos, queremos convocar a todos – família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, templos, mídia – para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.

 

A Prefeitura Municipal de Ubiratã, juntamente com a Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, realizará atividade durante a Semana de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, com o seguinte cronograma:

 

- 16/05/2018: Passeata saindo da Praça da Prefeitura às 09h00min;

 

- 17/05/2018: III Concurso de Desenho alusivo ao combate do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes de Ubiratã (destinado aos Projetos Sociais);

 

- 18/05/2018: Palestra com a Psicóloga Célia, às 13h30min, na Câmara Municipal de Ubiratã.

 

Neste “18 de maio” FAÇAMOS BONITO na luta pelos direitos de crianças e adolescentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 15/05/2018

 Galeria de Fotos

 Veja Também