X

CMEI Dona Mariquinha: A Origem da Festa Junina...


Ouvir matéria

Existe várias explicação para o termo festa junina. Uma delas explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitas deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

 

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado também pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilha. E os balões que também compõem este cenário serviam para avisar que a festa iria começar; eram soltos de cinco a sete balões para se identificar o início da festança. As Festas Juninas são tradicionalmente nordestinas. Lá, a presença de grandes eventos nessa época é comum. Há disputa de quadrilhas na dança, a dança do personagem do Folclore brasileiro boi bumbá, e os nativos da região aproveitam a época para agradecer a Deus a vinda do período de chuvas, raro no ano, que mantém o sustento das famílias dependentes da agricultura. Serve também para aquecer a área econômica da região, já que muitos turistas visitam as cidades para presenciarem os festejos. Há ainda a presença de grupos festeiros que passam cantando e dançando pelas ruas das cidades e são presenteados por guloseimas deixadas nas portas e janelas das casas pelos moradores.

 

Na última sexta-feira do dia 22/06/2018, nas dependências do Centro Municipal de Educação Infantil Maria Anadão Molina (Dona Mariquinha) aconteceu uma festança pra lá de boa e animada, até os bebês entraram na festa apresentando uma linda quadrilha acompanhada de um casamento caipira, desde o padre até o noivo e a noiva, comemorou-se este dia com apresentações típicas, focando a cultura brasileira, foi uma tarde de muita animação e expressão artísticas, pais, alunos, equipe de funcionários e autoridades  foram impactados com e apresentações que deixaram os presentes entusiasmados. Várias lideranças da comunidade se fizeram presente. Representando a Secretaria da Educação, Ariely Amanda ( assessora pedagógica), juntamente com Jéssica, Edcleia e Deodata; os conselheiros tutelares Marcelo Gaspar e Cristina Burger; os vereadores Harri Tholken e Silvio da Campestre. A coordenadora Elizete Guimaraes ficou agradecida com a presença e colaboração de todos no evento, ressaltando que é por meio desta parceria e participação entre família escola e comunidade que se faz uma educação de qualidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 28/06/2018

 Veja Também