X

Equipe técnica da Casa Lar participou do II Congresso Internacional de Acolhimento Familiar de Cascavel


Ouvir matéria

A equipe técnica da Casa Lar Clóvis Pereira Galindo, sendo Assistente social Larissa Speiss Peterlini, Psicóloga Débora Veridiana Z. Giarola e a Coordenadora Vivian Fugiwara Schirmer, participaram do II Congresso Internacional de Acolhimento Familiar de Cascavel nos dias 22 a 25 de Julho.

 

A coordenadora do programa Família Acolhedora em Cascavel, Neusa Cerutti e sua equipe, compartilham a rica experiência sobre o serviço de acolhimento familiar e também o trabalho com famílias de origem e os caminhos para a reintegração familiar de crianças e adolescentes acolhidos.

 

Para apresentar experiências internacionais de acolhimento familiar e seus desafios, o Congresso trouxe vários especialistas: da Espanha, a professora e pedagoga da Universidade de Barcelona, Maria Carme Montserrat Boada; o professor da Universidade de Sevilha, Jesus Palácios; de Portugal, o professor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, João Paulo Ferreira Delgado; da Irlanda, o professor de Serviço e Política Social do Trinity College de Dublin, Robbie Gilligan.

 

SOBRE O ACOLHIMENTO FAMILIAR

O Acolhimento Familiar é uma medida protetiva, temporária e excepcional, prevista em lei pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Trata-se de uma alternativa ao acolhimento institucional (abrigos e casas lares) para crianças e adolescentes em situação de risco social que foram afastados de suas famílias de origem por decisão judicial. Caracteriza-se pela transferência temporária dos direitos e deveres parentais dos pais biológicos para uma família acolhedora, previamente cadastrada, selecionada e vinculada a um programa.

A Secretária da assistência Social relata que foi de extrema importância este Congresso, pois traz ao município mais subsídios para o tema que está sendo vastamente discutido na área de Proteção Social especial.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 01/08/2018

 Galeria de Fotos

 Veja Também