Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852 - CEP 85440-000 | (44) 3543-8000 | ubirata@ubirata.pr.gov.br
Acessibilidade

Profissionais de saúde participaram de capacitação sobre um tema que vem preocupando muito a população: o suicídio


Ouvir matéria

No início desse mês, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) promoveram dois encontros com o Dr. Ricardo Franzin, médico psiquiatra, para falar sobre um tema que vem preocupando muito a população: o suicídio. No primeiro encontro, que aconteceu no dia 1º de agosto no auditório da Igreja Matriz, foi realizada uma capacitação sobre o tema para os funcionários da rede pública de saúde. O segundo encontro aconteceu no dia 02 de agosto no Anfiteatro do Colégio Estadual Carlos Gomes e teve como objetivo atualizar os demais profissionais da rede pública sobre o panorama geral relacionado ao suicídio e as possíveis intervenções.

 

Sendo o suicídio um tema pouco discutido e cada vez mais relevante, foi de extrema importância a participação de todos. A partir das capacitações, os funcionários da rede encontram-se aptos para intervir quando necessário, tanto em relação à prevenção do suicídio, quanto na avaliação e manejo das situações de risco.

 

É importante que a população também fique atenta ao assunto. Se você, ou alguém próximo a você, apresentar sinais de profunda tristeza e descrença em relação à vida, procure ajuda na Unidade Básica de Saúde de sua referência.

 

Em âmbito nacional, podemos contar com o CVV – Centro de Valorização da Vida – que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

 

Procure ajuda na internet: https://www.cvv.org.br/ via chat ou via email; ou pelo telefone discando 188.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 10/08/2018

 Veja Também