X

Árvores, proteção da água


Ouvir matéria

No dia 26 de setembro de 2018 as parcerias públicas entre Prefeitura de Ubiratã, Colégio Carlos Gomes, Sanepar e Emater propiciou para uma turma de 26 alunos palestra e visita. Os profissionais do Emater falaram sobre proteção da vegetação como mata ciliar, reserva legal e quais suas funções. Visando lembrar a função das árvores no meio em que vivemos. O Técnico em Agropecuária Hemerson falou das árvores, símbolos regionais e suas funções como preservar o solo e filtrar a água que chega das lavouras, estradas, retendo as partículas do solo que foram arrastadas pela água da chuva que escorreu, fixação do gás carbônico da atmosfera, despoluição do ar e utilização da madeira como matéria-prima. A Engenheira Agrônoma Leila falou aos alunos a relação entre as árvores e a água, mais propriamente sobre a reciclagem de produtos derivados da celulose, como papel e papelão, enfatizando a redução do gasto de água e energia para se produzir uma tonelada desses materiais reciclados versus novos. Para se reciclar uma tonelada de papelão, por exemplo, gasta-se 2 mil litros de água e para produzir a mesma quantidade de papelão novo, gastam-se 100 mil litros desse recurso natural em média. Sem contar que a produção de uma tonelada de papel reciclado evita o corte de 20 a 30 árvores adultas.

 

Após essas falas, o grupo de alunos no 9o ano do Ensino Fundamental saiu para a visita à Estação de Tratamento de Água da Sanepar (Unidade Municipal de Ubiratã). Na chegada, o grupo foi recebido pelo Técnico Químico Marcelo Cruz e o Chefe Regional da Divisão de Meio Ambiente da Sanepar Donizeti Aparecido da Silva, ambos colaboradores dessa instituição que atendem não só a unidade local, mas também outras da região. O Donizeti, responsável pela área de Educação Ambiental, falou com os alunos sobre o processo de captação da água e o caminho que ela percorre até chegar à Estação de Tratamento. Disse também sobre o trabalho feito com a microbacia do Rio Água Grande, como preservação da mata ciliar, construção e manutenção dos terraços e estradas rurais que é feito com 57 produtores rurais, onde suas propriedades margeiam essa microbacia. Após a fala do Donizeti entrou em ação o Técnico Marcelo Cruz, responsável pelo tratamento da água propriamente dito. Marcelo levou alunos e professora para conhecer o laboratório de análises da água, onde são feitas análise microbiológica e adição de químicos para facilitar sua limpeza. Deixando a amostra reagindo com os químicos, o profissional mostrou o mesmo processo nos tanques, explanando aos presentes a função de cada um deles. Depois voltaram para ver a reação no laboratório.

 

Os alunos puderam observar as fases do tratamento como recebimento da água, adição dos produtos químicos, a coagulação das impurezas, floculação, decantação, filtração e aplicação de cloro e flúor. Hoje, esses alunos tiveram outra visão sobre a água, que o simples ato de abrir a torneira e ter água para beber não é tão simples assim. Existe todo um grande trabalho da Sanepar nos bastidores envolvendo captação, transporte da água até os reservatórios, tratamento e distribuição à população, para que tenhamos água limpa e de qualidade para consumirmos. Agradecemos aqui às parcerias para a realização do evento. À prefeitura municipal de Ubiratã (Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Divisão de Agricultura e Secretaria da Educação e Transporte Escolar), Colégio Estadual Carlos Gomes e à Sanepar, que disponibilizou os técnicos para palestrar e apresentar as instalações da unidade.

 

Fonte: Hemerson Bento Alves e Leila Müller

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 27/09/2018

 Galeria de Fotos

 Veja Também