X

Videomonitoramento de Segurança de Ubiratã - Uma experiência a ser compartilhada


Ouvir matéria

O projeto do Sistema de Videomonitoramento de Segurança de Ubiratã é disseminado para municípios paranaenses: nos últimos dias representantes de dois municípios paranaenses visitaram a Central de Videomonitoramento de Segurança de Ubiratã, junto à 2ª Companhia da Polícia Militar – 11º BPM - para conhecerem o sistema e a experiência local. 

 

Ubiratã recebeu representantes do Conselho de Segurança da cidade de Astorga, Dr. Marcelo Ricardo Drozino, o presidente da Associação Comercial Empresarial e Agrícola de Astorga, Sr. Geovani Conti, representante da Maçonaria, Sr. Guilherme Sasaki e o membro do Conselho Deliberativo Sr. Carlos Husek. Na oportunidade, o grupo foi recepcionado pelo Comandante da 2ª CIA/11º BPM, Capitão Eliseu Gonçalves, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e responsável pelo projeto, Antonio Hideraldo Magron, o presidente do CONSEG Ubiratã João Fernandes dos Reis e pelo vice-presidente do CONSEG Ubiratã, Valdenir Alves de Souza.

 

A segunda visita foi com representantes da prefeitura de Campina da Lagoa, quando os secretários de Urbanismo (Renato) e de Governo (Adir Cesar de Assis) vieram em busca de referências para a implantação do próprio sistema de videomonitoramento em Campina da Lagoa.

 

O sistema de videomonitoramento de Ubiratã é referência entre os municípios paranaenses pela singularidade de sua implantação: com tecnologia de ponta, sistema com funcionamento 24 horas, câmeras com visão de 360º e outras para leitura de placas veiculares, o projeto foi implantado através de uma PPC – Parceria Público-Comunitária, com apoio de empresários, cooperativas, igrejas e voluntários locais por parte da comunidade e recursos livres por conta da prefeitura de Ubiratã.

 

Com previsão de funcionamento de 48 câmeras para videomonitoramento, o projeto está em fase de implantação, porém já em perfeito funcionamento há alguns meses, com 19 câmeras instaladas.

 

Por parte do CONSEG Ubiratã, o presidente João Fernandes “João do Gesso” manifesta-se interessado na troca de experiências com outros municípios, especialmente relacionadas a formação de parcerias e implantação de sistemas visando a segurança de cada região. Em Ubiratã, o CONSEG foi o responsável por arrecadar os recursos necessários para a implantação do sistema de segurança local.

 

Já o capitão Gonçalves, comandante da 2ª Companhia, faz questão de recepcionar os visitantes com toda a atenção possível, pois “acredita que os instrumentos para melhorar a segurança das cidades devam ser aprimorados, visando a prevenção e combate a criminalidade e atos ilícitos e a experiência de Ubiratã poderá contribuir para essas soluções”.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Hideraldo Magron, responsável pelo projeto em Ubiratã, informou que a inauguração oficial está prevista para os próximos dias, quando a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Paraná validará o convênio entre o Município e o Estado, mas que “estaremos sempre a disposição para compartilhar com municípios interessados a metodologia utilizada para a implantação do projeto em Ubiratã”, finalizou.

 

CONVÊNIO AUTORIZADO

O secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciaria do Paraná, Julio Cézar dos Reis, autorizou no dia 11 de outubro, através de decreto a realização de termo de convênio entre o Governo do Estado/Secretaria de Segurança Pública e o Município de Ubiratã a cooperação entre os partícipes com a finalidade de implantação, operação e manutenção do sistema de monitoramento por imagens digital no município de Ubiratã, voltado a assegurar a captação, o armazenamento e a utilização e disponibilização das imagens as autoridades públicas, visando o aprimoramento e a melhora da segurança pública local.   

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 19/10/2018

 Galeria de Fotos

 Veja Também