X

Programa "A União Faz a Vida" trabalha mudança de hábitos para melhoria de vida em comunidade


Ouvir matéria

O programa “A União Faz a Vida”, principal iniciativa de responsabilidade social do Sistema Sicredi em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, vem oferecendo para as crianças da Pré Escola Edília Amorim de Quadros, a oportunidade de conhecer vários temas relacionados a mudança de hábitos para melhoria de vida em comunidade.

 

As turmas de Pré das professoras Maria Lucilia Alves de Azevedo e Catiusse Graciely Depieri, através do referido projeto trabalhou  com o tema Reciclagem, somando forças a  esse tema tão importante a professora Maria Lucília procurou a coordenação do curso de Pedagogia da Faculdade Dom Bosco de Ubiratã, que através das acadêmicas do 4º período, com orientação nas aulas da Professora Laila Lemos, abraçou a ideia proposta, com objetivo de fortalecer iniciativas e a divulgação  da ideia da reutilização do “lixo que não é lixo”. Todo o trabalho do projeto deu se início com a seguinte PERGUNTA EXPLORATÓRIA (reflexão dos alunos).

 

*Para onde vai o lixo da nossa casa?

 

Através da pergunta exploratória, os alunos acompanhados das professoras, fizeram um passeio no aterro sanitário da nossa cidade e no barracão de reciclagem da comunidade. Várias perguntas e questionamentos foram surgindo sobre o assunto despertando a curiosidade e interesse dos alunos pelo tema Reciclagem.

 

Já na escola, com a retomada do tema foram realizadas várias atividades, em que foram utilizados restos de materiais que estavam separados para serem descartados. A importância da reciclagem foi constante assunto com atividades, músicas, desenhos, encenações etc.

 

As famílias dos alunos também foram envolvidas no projeto em questão, todas as mães foram convidadas a aprender o uso correto do óleo descartado das cozinhas. Elas aprenderam a fazer sabão reutilizando óleo de cozinha descartado. A escola deu para cada mãe a receita do sabão caseiro, e através das auxiliares de serviços gerais tiveram a oportunidade de fazer passo a passo o sabão caseiro, que foi utilizado na escola e nos lares das famílias participantes do projeto. Após o reconhecimento da importância da reciclagem e da coleta seletiva, foi realizada homenagem dos alunos para os coletores de lixo da rua em que a escola está localizada.

 

 A Prefeitura Municipal fez a doação e instalação de lixeiras coletoras de reciclável, e com essa coleta seletiva iniciada na escola, deu se a participação das alunas, professora e coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Dom Bosco de Ubiratã. As alunas do 4º período de Pedagogia confeccionaram brinquedos pedagógicos com materiais reciclados e no dia 8 de outubro aconteceu a entrega de 125 unidades de brinquedos feitos através da coleta seletiva da escola, das residências dos alunos envolvidos e da comunidade em geral. Cada brinquedo foi apresentado de forma a ensinar qual seria sua função pedagógica e de quais materiais reciclados foram confeccionados.

 

Todos os alunos da escola Edilia foram beneficiados, pois durante a semana das crianças se reuniram na quadra da escola para brincarem juntos, mostrando que através de bons projetos e de boa vontade muito pode ser feito pelo meio ambiente e pelas pessoas a nossa volta.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 29/10/2018

 Galeria de Fotos

 Veja Também