Secretarias Administração Assist. Social Desenv. Econômico Educação e Cultura Esporte e Lazer Finanças e Planejamento Gabinete Obras Saúde Serviços Urbanos Serviços Rurais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Ubiratã realizou a VII Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou no último dia 31, em parceria com a Prefeitura Municipal, a “VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”, na Câmara Municipal. Este ano o tema central das conferências municipais é “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. Com este tema as conferências têm por objetivo mobilizar toda a sociedade a construir, coletivamente, estratégias de ação visando garantir a proteção e os direitos de crianças e adolescentes, entre eles o pleno acesso às políticas sociais, o enfrentamento das diversas formas de violência, a participação em diversos espaços sociais e a igualdade e valorização da diversidade.

 

O evento contou com a participação de autoridades locais, profissionais da área e diversas instituições socioassistenciais, todos imbuídos do desejo de plantar um futuro melhor para as crianças e adolescentes do município. A abertura contou com uma apresentação realizadas pelos professores a alunos do Serviços de Obras Sociais Cícero Nuto Figueiredo (S.O.S), entidade que atua na garantias de direitos de crianças e adolescentes no Município desde 1985. O grupo fez uma encenação de acordo com o tema central da Conferencia, com a música Heal the World do Michael Jackson.

 

A secretária da Assistência Social, Eliane Omori Duarte relatou que a Conferência é o momento que temos para mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos-SGD, crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de novas propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas. E este ano vamos dar ênfase no fortalecimento das estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

 

Este ano a Conferencia deu espaço a um debate profícuo sobre a garantia de direitos de crianças e adolescentes considerando o tema central que é fundamental importância e merece a atenção de todos.

 

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Fabricia Pereira Retamiro enfatizou a importância da realização das Conferencias enquanto espaço aberto para toda a comunidade, destacou ainda que este é um evento que promove discussões visando garantir a proteção e os direitos de nossas crianças e adolescentes, onde todos participam na elaboração, acompanhamento e execução das políticas públicas voltadas para este publico, ressaltou também que as propostas discutidas e deliberadas serão tratadas com a seriedade necessária.

 

As propostas aprovadas na etapa municipal constarão no relatório final a ser encaminhado ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA/PR, nas quais serão analisadas na Conferência Estadual em conjunto com as propostas dos demais municípios do Estado, e após aprovação serão encaminhadas à Conferência Nacional. Depois de deliberadas e aprovadas às propostas foi realizada eleição do delegado que irá representar o Município na esfera estadual, sendo eleita a Assistente Social Ana Carolina Rinaldi.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 06/11/2018

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira: das 8h00 às 12h00 e das 13h30min às 17h00
(44) 3543-8000 / Fax: (44) 3543-3597