X

Lançamento do Programa Família Acolhedora em Ubiratã


Ouvir matéria

A Secretaria Municipal da Assistência Social realizou no dia 12 de dezembro, o lançamento do Programa Família Acolhedora, através de uma reunião aberta. O Acolhimento Familiar é uma medida protetiva, temporária e excepcional, prevista em lei pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Trata-se de uma alternativa ao acolhimento institucional (abrigos e casas lares) para crianças e adolescentes em situação de risco social que foram afastados de suas famílias de origem por decisão judicial. O Acolhimento Familiar é regulamentado pelo ECA e é prioritário ao acolhimento institucional, por lei, desde 2009.

 

O evento contou com a palestra da profissional Neusa Cerutti, que é coordenadora do programa em Cascavel, assistente social e também professora. A profissional compartilhou a rica experiência sobre o serviço de acolhimento familiar, o trabalho com famílias e acolhidos, os benefícios do programa e explicou brevemente a metodologia para a Implantação do Serviço de Acolhimento Familiar. Neusa tem difundido essa modalidade de acolhimento no Brasil inteiro, já tendo palestrado em 19 estados da federação.

 

Se fez presente ainda a Juíza de Direito desta Comarca, Ana Beatriz Azevedo Lopes, que ao final do evento também fez uso da palavra para falar sobre a modalidade de acolhimento familiar. Enfatizou ainda a importância dos presentes em divulgarem o programa no município.

 

O prefeito Baco ao se pronunciar colocou a importância do programa e ainda mais a importância do engajamento da população para que o Programa possa ser difundido e tenha êxito.

 

A Secretária da Assistência Social, Makie agradeceu a presença de todos, destacando que vários segmentos da comunidade se fizeram presente e o quanto é importante a colaboração de todos na divulgação do programa Família Acolhedora. “O primeiro passo foi dado para a construção desta nova modalidade de acolhimento”, destacou Makie.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 18/12/2018

 Galeria de Fotos

 Veja Também