Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852 - CEP 85440-000 | (44) 3543-8000 | ubirata@ubirata.pr.gov.br
Acessibilidade

Realizada primeira reunião do Programa Saúde na Escola


Ouvir matéria

No dia 05 de fevereiro, teve inicio na Câmara Municipal de Ubiratã, as atividades do ano de 2019 voltadas para o PSE (Programa Saúde na Escola), onde foi realizada uma palestra pela Dra. Katia Sinara Milana médica da saúde da família no PSF Rural, juntamente com a Enfermeira Mayara Capana, da Unidade de Saúde Josefina e Elisa Thiemi Enfermeira da Unidade de Saúde Rural. Como temas abordados tivemos os agravos mais acometidos na primeira infância e de que maneira as professoras responsáveis nos CMEIs podem auxiliar a Secretaria de Saúde a prevenir as mesmas; o controle da proliferação das doenças transmissíveis; cuidados para recuperação e o controle dessas enfermidades, além dos métodos de prevenção.

 

Foi realizado um treinamento sobre primeiros socorros onde foi priorizado os pequenos acidentes comuns na faixa etária de 0 a 3 anos, público alvo nesse primeiro encontro. “Acreditamos ser de suma importância o conhecimento por parte do cuidador e professor para conseguir agir num momento de urgência”. Foram abordados temas como: atender uma criança com engasgo, queimaduras, ferimentos, trauma, crise convulsiva, desmaio, entre outros.

 

O evento contou ainda com a participação da Dra. Naira, dentista da Unidade de Saúde São Joaquim, no qual orientou quanto aos cuidados da saúde bucal, desde higienização até a aplicação de flúor e sobre a importância da visita regular ao dentista.

 

A Secretaria de Saúde agradece aos professores que estiveram presentes, pois os mesmos são os maiores aliados no cuidado da saúde das nossas crianças e pela coordenação da educação por nos disponibilizar tempo para a realização deste nosso primeiro encontro, de muitos encontros de trocas de experiências e conhecimentos que teremos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 12/02/2019

 Galeria de Fotos

 Veja Também