X

Realizada primeira reunião do Programa Saúde na Escola


Ouvir matéria

No dia 05 de fevereiro, teve inicio na Câmara Municipal de Ubiratã, as atividades do ano de 2019 voltadas para o PSE (Programa Saúde na Escola), onde foi realizada uma palestra pela Dra. Katia Sinara Milana médica da saúde da família no PSF Rural, juntamente com a Enfermeira Mayara Capana, da Unidade de Saúde Josefina e Elisa Thiemi Enfermeira da Unidade de Saúde Rural. Como temas abordados tivemos os agravos mais acometidos na primeira infância e de que maneira as professoras responsáveis nos CMEIs podem auxiliar a Secretaria de Saúde a prevenir as mesmas; o controle da proliferação das doenças transmissíveis; cuidados para recuperação e o controle dessas enfermidades, além dos métodos de prevenção.

 

Foi realizado um treinamento sobre primeiros socorros onde foi priorizado os pequenos acidentes comuns na faixa etária de 0 a 3 anos, público alvo nesse primeiro encontro. “Acreditamos ser de suma importância o conhecimento por parte do cuidador e professor para conseguir agir num momento de urgência”. Foram abordados temas como: atender uma criança com engasgo, queimaduras, ferimentos, trauma, crise convulsiva, desmaio, entre outros.

 

O evento contou ainda com a participação da Dra. Naira, dentista da Unidade de Saúde São Joaquim, no qual orientou quanto aos cuidados da saúde bucal, desde higienização até a aplicação de flúor e sobre a importância da visita regular ao dentista.

 

A Secretaria de Saúde agradece aos professores que estiveram presentes, pois os mesmos são os maiores aliados no cuidado da saúde das nossas crianças e pela coordenação da educação por nos disponibilizar tempo para a realização deste nosso primeiro encontro, de muitos encontros de trocas de experiências e conhecimentos que teremos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 12/02/2019

 Galeria de Fotos

 Veja Também