X

Produtores Rurais de Ubiratã visitam o Show Rural Coopavel 2019


Ouvir matéria

Os esforços conjuntos de várias entidades públicas e privadas viabilizaram a visitação de produtores rurais de Ubiratã ao Show Rural Coopavel 2019, que aconteceu entre 04 e 08 de fevereiro de 2019.

 

Organizado pelo técnico da Emater de Ubiratã, Hemerson Bento, as excursões foram viabilizadas pelos parceiros Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rurais de Ubiratã, Sindicato Rural de Ubiratã, Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, Equagril Equipamentos Agrícolas Ltda. e Prefeitura Municipal de Ubiratã, através das Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Divisão da Agricultura e Pecuária e Secretaria Municipal da Educação.

 

Foram 165 produtores da agricultura familiar, divididos em 04 excursões nos dias 05, 06 e 07 de fevereiro que conheceram o que existe de mais moderno no setor produtivo agropecuário. Isso só foi possível porque o transporte e a alimentação foram viabilizados pelos parceiros.

 

A Feira Tecnológica atrai visitantes da região, de outros estados e estrangeiros. Reconhecida internacionalmente, esse show de tecnologia, reúne em um só lugar, o que de melhor existe em inovação tecnológica em engenharia genética com melhoramento de plantas e animais, tecnologia da informação com ferramentas de informática para melhor gestão da atividade agropecuária, máquinas agrícolas e agentes financeiros que com suas linhas de crédito puderam tornar real a compra de máquinas e equipamento para o produtor, dentro do evento.

 

O setor público, através da Emater, IAPAR, CPRA e Embrapa, apresentaram aos produtores variedades testadas com alta produtividade de um grande número de culturas e outros lançamentos. Não só na agricultura, mas também se viu exposto na área da pecuária, animais, equipamentos e forrageiras. E ainda flores das mais variadas, controle de pragas e doenças em culturas comerciais, além de artesanato, agroindústria com grande gama de produtos expostos e para venda.

 

Foi também um momento para se estabelecer contatos entre técnicos, pesquisadores e agricultores, pois isso alinha e aproxima o começo (pesquisa), o meio (Extensão Rural) e o fim (a produção). Percebeu-se que as visitações se transformaram em oportunidades para o agricultor sanar suas dúvidas, direto com especialistas da extensão e os pesquisadores que estiveram a postos para atender a todos, onde os visitantes saíram da feira com muitas informações valiosas, negócios feitos e outros iniciados. O contato com produtores de outras cidades também possibilitou a troca de informações, podendo resultar em boas experiências para o sistema produtivo agropecuário de Ubiratã. 

 

De acordo com o Prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte, “Ubiratã se fez representar em todos os dias do Show Rural, seja das reuniões com a Itaipu, com o SESI-SENAI, com o governo do estado e suas secretarias e a participação dos Ubiratanense foi muito importante porque mostrou o interesse pela busca de inovação e tecnologia nos nossos sistemas produtivos do campo o que certamente resultará em mais desenvolvimento para a nossa região. Agradecemos a todos os envolvidos nessa parceria, em especial ao produtor rural, que é o motivo e a razão real para a efetivação de tudo isso, finaliza o Prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social -prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 12/02/2019

 Veja Também