X

Ubiratã coordenou 1ª Oficina 2019 de Indicadores do Programa Cidades Sustentáveis


Ouvir matéria

Foi realizada na quarta-feira (27), na Unioeste de Cascavel, a 1ª Oficina 2019 de Indicadores do Programa Cidades Sustentáveis, promovido pela Itaipu Binacional. Neste evento o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ubiratã, Antonio Hideraldo Magron foi especialmente convidado para coordenar a oficina que contou com servidores públicos municipais de Santa Tereza do Oeste, Guaraniaçu, Diamante do Sul, Três Barras do Paraná, Santa Lúcia, Lindoeste, Céu Azul, Medianeira, Vera Cruz do Oeste, Braganey, Iguatu, Jesuítas e Toledo.

 

Antonio Hideraldo Magron, acompanhado pelo operador do sistema Cidades Sustentáveis de Ubiratã, o veterinário Jair Klauck Jr, atenderam ao convite do Presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros, Leomar Rohden e do Assistente da Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional, Gilmar Eugênio Secco que estiveram representados pelo coordenador do programa do Oeste do Paraná, Matheus Gheri e pelo Professor Guerino. Em uma dinâmica de construção dos observatórios municipais, com a elaboração do portal de cada município, a criação e atualização de indicadores nos 12 eixos do programa cidades sustentáveis, com o desafio de cada município publicar pelo menos 10 boas práticas relacionadas com a sustentabilidade em sua comunidade. O pessoal de Ubiratã foi convidado porque o Município é reconhecido como referência estadual e até nacional em assuntos relacionados com o programa Cidades Sustentáveis, Municipalização dos ODS e a divulgação de suas boas práticas.

 

Dessa forma, com outras oficinas a serem definidas pela Itaipu, Ubiratã pretende continuar colaborando para que todos os municípios da AMOP sejam reconhecidos em suas ações atreladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), atualização seus indicadores, criando seus planos de metas, incentivando e divulgando suas boas práticas e os portais de cada cidade.

 

Essa política de colaboração com os projetos da Itaipu foi recomendada pelo prefeito Baco, principalmente como uma forma de retribuir aos diversos benefícios que o Município de Ubiratã está recebendo daquela binacional, seja através do convênio de Bacias Hidrográficas, no valor de R$ 2.605.000,00 (pavimentação poliédrica Estrada Amazonas e João Pereira, adequação de diversas estradas, construção do barracão e organização da coleta seletiva), na construção de residências sociais, na iluminação do Estádio Claudinão, nos patrocínios que recebemos, pelo Programa Encontros e Caminhos, Cursos de capacitação e especialização aos servidores e diversas outras ações que Ubiratã foi inserida, as quais tem correspondido com competência, transparência e presteza.

 

É o mínimo que podemos fazer, comenta o prefeito Baco. "Se podemos compartilhar experiências e conhecimentos em uma área estratégica para a Itaipu, como o Programa Cidades Sustentáveis, será sempre gratificante retribuir a essa parceira do Município de Ubiratã, com a participação de nossas equipes em oficinas como essa que aconteceu em Cascavel", destacou o gestor municipal.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 28/02/2019

 Galeria de Fotos

 Veja Também