X

Saúde orienta população quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue; dois casos da doença já foram confirmados


Ouvir matéria

Ubiratã registrou na última semana os dois primeiros casos positivos de dengue em 2019. Os pacientes infectados são moradores de Ubiratã e contraíram o vírus no estado de Tocantins, assim os casos são considerados importados. São moradores dos bairros Jardim Panorama e São Joaquim. Somente em 2019, foram notificados 30 casos suspeitos de dengue, sendo que 27 tiveram resultado negativo, 02 positivos (importados) e 01 aguardando resultado de exame.

 

Devido ao alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, o município corre o risco de ter uma epidemia da doença. A Secretaria de Saúde está tomando todas as providências em relação ao bloqueio de transmissão da doença, eliminação dos criadouros, orientação à população quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito e aplicação do fumacê com maquina costal, na região onde moram os pacientes com suspeita de dengue.

 

Os agentes de endemias e agentes comunitários agora realizam trabalho unificado, durante as visitas, fazem acompanhamento da saúde dos pacientes, orientam sobre doenças e vetores e fazem vistoria para fiscalizar os domicílios, prédios públicos, terrenos e comércios notificando onde encontram larvas, orientando sobre os cuidados, eliminação dos focos e uso de repelentes para evitar a contaminação. Os locais onde os agentes mais encontram larvas são em lonas, lixos, baldes, bebedouros de animais e vasos de flor. Assim, o apoio da população é muito importante, eliminando os locais que possam acumular água e se tornar criadouro do mosquito, mantendo limpo seu terreno.

 

Com o clima chuvoso e quente, a proliferação do mosquito é maior, então a atenção precisa ser redobrada, pois, com estes casos confirmados, se um mosquito picar a pessoa infectada com o vírus da dengue, ele se contamina e passa transmitir para outras pessoas. Somente um mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 13/03/2019

 Galeria de Fotos

 Veja Também