X

Presidente do TRE-PR visita Ubiratã para tratar do cadastramento biométrico de eleitores da comarca


Ouvir matéria

Os Poderes Executivo (prefeito Haroldo Fernandes Duarte – Baco), Judiciário (juíza de Direito Dra. Ana Beatriz Lopes), Legislativo (vereador Rafael Bartz) e o Ministério Público (promotor Fabio Antônio Camargo Neves) receberam no Paço Municipal, o Desembargador Gilberto Ferreira (Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) e demais autoridades para uma reunião com pauta na realização do cadastramento biométrico para os eleitores de Ubiratã e Juranda (município abrangido pela zona eleitoral). O Desembargador solicitou o apoio das duas prefeituras que compõe a comarca para ajudar no processo de revisão eleitoral e biometria, pois segundo ele há a necessidade principalmente de mais servidores para suprir a demanda dos eleitores. Os eleitores de Juranda terão que vir em Ubiratã para fazer o cadastramento e será montada aqui no município uma estrutura para agilizar todo o processo que será feito por meio de agendamento.

 

O prazo será de 20 de maio a 30 de agosto, e quem não efetuar a biometria terá seu título eleitoral cancelado, e alguns dos efeitos do cancelamento do título de eleitor é não poder votar e nem ser votado, não obter passaporte, RG, CPF e não participar e nem assumir concursos públicos. O objetivo da biometria é atingir 100% dos eleitores de Ubiratã e Juranda, inclusive as pessoas que não possuem mais obrigatoriedade de voto por motivo de idade.

 

Segundo o prefeito Baco, o município tem o interesse em auxiliar a Justiça Eleitoral neste processo que vem trazer maior agilidade e segurança aos eleitores, e estará em sintonia com Juranda para que toda solicitações sejam atendidas.

 

Presentes na reunião, além do prefeito Baco e do Desembargador Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná Gilberto, também o Diretor-Geral do TER/PR Doutor Valcir Mombach, a Coordenadora de Planejamento Estratégico Solange Maria Vieira, a coordenadora de Comunicação Social, Rubiane Barros Barbosa Kreuz, o responsável pelo Fórum Eleitoral de Ubiratã, Alessandro Martins Sandrini, o representante da prefeitura de Juranda (sr. Raul), os vereadores Jorge Tozzi e Silvio de Pádua, secretários e assessores da prefeitura de Ubiratã.

 

NOVOS LOCAIS DE VOTAÇÃO

Durante o recadastramento a Justiça Eleitoral de Ubiratã irá fazer remanejamentos de algumas seções eleitorais no município de Ubiratã. Serão remanejadas as seções que atualmente localizam-se no Ginásio de Esportes. As mesmas serão transferidas para o prédio da Faculdade Dom Bosco. As seções do Colégio Olavo Bilac serão na Escola Municipal Lucinéia Braciforte e do Salão Paroquial passarão a ser na Escola Furussato Tomio e ainda serão criados novos locais para votação como, por exemplo, na Escola Doutor Gentil. Os eleitores poderão escolher durante o recadastramento o local de melhor acesso para efetuar a votação.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 08/05/2019

 Galeria de Fotos

 Veja Também