X

Secretaria de Saúde de Ubiratã esta fazendo campanha de vacinação contra Febre Amarela


Ouvir matéria

A febre amarela vem reaparecendo no estado do Paraná inclusive na nossa região. Até agora o Paraná registra uma morte, outros 17 casos confirmados de febre amarela e 76 casos em investigação. É muito importante que a população procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa para verificar se já tomou a vacina contra a febre amarela, pois a vacina é a única forma de prevenção contra a doença que pode causar complicações e levar até a morte. A vacina é indicada para pessoas a partir de 9 meses de idade até 59 anos. O ideal é que a população procure se vacinar já nesta semana, pois ela leva 10 dias para produzir imunidade. 

 

Acredita-se que a incidência da doença deve voltar a crescer, inclusive em nossa região, nos próximos meses.

 

SINTOMAS DA FEBRE AMARELA

Os sintomas iniciais da febre amarela são febre alta de início súbito, associada à dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo e dor abdominal.

 

A febre amarela pode ter evolução rápida para formas graves com icterícia (amarelão da pele), dor abdominal intensa, sangramentos no sistema digestivo. Por isso a importância de identificar a doença precocemente e da prevenção por meio da vacinação.

 

VACINA

A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde do município. É indicada para pessoas a partir de 9 meses até 59 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina é segura e 100% eficaz.

 

Os casos de febre amarela continuam sendo confirmados e vacina é a única forma de prevenção contra a doença que pode causar complicações e levar até a morte.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 27/06/2019

 Galeria de Fotos

 Veja Também