X

Justiça Restaurativa foi tema de Palestra em Ubiratã


Ouvir matéria

O Fórum da Comarca de Ubiratã e a Secretaria Municipal da Assistência Social realizaram na noite do dia 05 de agosto, a I Palestra sobre Justiça Restaurativa do Município de Ubiratã.

 

A Justiça Restaurativa busca a conciliação de conflitos, melhorando a convivência entre as pessoas, reduzindo os índices de violência e facilitando o trabalho da Justiça.

 

A Palestra foi ministrada pela Dra. Juíza de Direito de Ponta Grossa, Larissa Copack Muniz, que além de explanar sobre o assunto também pode relatar a experiência dela e da região de Ponta Grossa, que já estão bastante avançados no tema.

 

O Evento contou com um público bastante expressivo, composto por vários segmentos da sociedade e autoridades e também com a presença de Goioerê, na presença do Chefe do núcleo regional de Educação e também um grupo de Juranda. Também esteve presente, prestigiando o evento, a Juíza de Direito da Comarca de Cianorte, Dra Stela Maris.

 

A Dra. Ana Beatriz Azevedo Lopes Falou da importância do tema e destacou que a Justiça Restaurativa se volta para a construção de uma sociedade que supere as causas de sua violência, que converta a mentalidade de vingança e punição em diálogo, compreensão e restauração dos danos ocorridos, através da participação e responsabilização de todos os envolvidos (vítima, agressor e seus familiares).

 

A proposta da Palestra foi sensibilizar as pessoas para esta nova dinâmica da Justiça brasileira, incentivada, inclusive, pelo Conselho Nacional de Justiça. Para tanto, já está prevista uma oficina sobre o tema, que será realizado no final do mês de agosto de modo a fomentar a criação de centrais de mediação de conflitos.

 

Larissa Speiss Peterlini, representando a secretária Makie no evento comentou que a Justiça Restaurativa traz um novo método de resolução de conflitos e é se suma importância buscarmos novos caminhos pra velhos problemas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 08/08/2019

 Galeria de Fotos

 Veja Também