X

Secretaria da Saúde de Ubiratã faz alerta contra o sarampo


Ouvir matéria

Todas as pessoas com idade entre 6 meses e 49 anos, devem procurar a unidade de saúde mais próxima para verificar a situação vacinal contra sarampo.

 

ADULTOS COM IDADE ATÉ 49ANOS

É importante verificar a situação vacinal dos adultos também, pois os dois casos registrados no Paraná até agora acometeram essa faixa etária. Foram confirmados dois casos no estado, sendo uma moradora da região metropolitana de Curitiba com 41 anos e um homem de 54 anos. Tanto um quanto o outro viajaram para São Paulo, cidade que está com mais de 900 casos confirmados da doença. Muitos adultos podem não ter recebido vacina contra sarampo e com o aumento dos casos podem contrair e propagar a doença.

 

CRIANÇAS COM SEIS MESES DE VIDA TAMBÉM DEVEM SER VACINADAS CONTRA O SARAMPO

A nova instrução do Ministério da Saúde indica que crianças entre seis e onze meses devem receber a dose zero da vacina. Além desta dose, as crianças receberão mais duas doses: uma aos doze meses e outra com 15 meses de vida.

 

O Ministério da Saúde explica que a inclusão deste grupo para vacinação se deu porque é uma população vulnerável e com riscos de complicações sérias pela doença, como: otites, infecções respiratórias e doenças neurológicas. Em casos mais graves podem provocar a redução da capacidade mental, surdez, cegueira e retardo do crescimento.

 

VACINAÇÃO DAS CRIANÇAS

A vacina contra o sarampo é gratuita e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação.

- A dose zero deve ser aplicada em crianças entre seis e onze meses.

- A dose número 1 aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral (que previne sarampo, caxumba e rubéola), e

- a dose 2 aos 15 meses com a vacina tetra viral (que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora).

 

A população com até 29 anos devem ter duas doses da vacina.

 

A população com idade entre 30 e 49 anos devem ter o registro de uma dose da vacina.

 

Acima dos 50 anos, a vacina é indicada apenas nos casos de bloqueio vacinal após a exposição com casos de suspeita da doença ou confirmados. Pessoas imunodeprimidas, mulheres grávidas e menores de seis meses de idade não devem tomar a vacina. Profissionais da área da saúde devem ser vacinados, independente da idade.

 

Todas as Unidades de Saúde Básica tem doses da vacina contra o sarampo. Para receber a vacina você deve ir até uma destas unidades levando um documento com foto e a carteira de vacinação (caso tenha).

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 22/08/2019

 Galeria de Fotos

 Veja Também