Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852 - CEP 85440-000 | (44) 3543-8000 | ubirata@ubirata.pr.gov.br
Acessibilidade

Centro Cultural de Ubiratã lança Projeto "Arte na Escola"


Ouvir matéria

As artes tem um papel importante na formação integral do aluno, pois possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade desde os primeiros anos da criança.

 

Com recente sanção do governo Federal – lei n° 13.278/16 – as escolas públicas e privadas têm a partir dela, cinco anos para incorporar aulas de teatro, artes visuais e dança ao currículo do ensino básico brasileiro, sendo a música já parte deste currículo.

 

Diante da importância deste aprendizado, o Centro Cultural de Ubiratã em parceria com algumas escolas municipais, lança o projeto “Arte na Escola”.

 

As instituições escolares recebem toda semana: uma professora de teatro (Terezinha Paschoini), para trabalhar a criatividade, a memorização, ajudando a minimizar a timidez, aprimorando o trabalho em equipe, a habilidade do improviso, além de despertar o interesse por textos e autores variados.

 

As instituições também estão recebendo a professora de dança (Francismary Rocha), que trabalha todo o potencial de expressão do corpo humano e uma linguagem corporal diferente da fala e da escrita.

 

Para fomentar a aprendizagem, o professor de música (Daniel Brante) busca com suas aulas melhorar a capacidade de concentração e memória, estimulando a criatividade, melhorando o cognitivo através da sensibilidade musical, do senso rítmico, da percepção auditiva e da consciência corporal com habilidades motoras e sociais.

 

O objetivo não é a formação de artistas profissionais, mas sim, de alunos que se enxerguem como construtores e participantes de sua própria aprendizagem, de forma que eles organizem as ideias, criem e construam a linguagem de forma criativa.

 

Esse projeto tem a supervisão de Maria Edna Garcia Carvalho, coordenadora do Centro Cultural de Ubiratã.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 30/08/2019

 Veja Também