X

ODS nos Clubes de Serviços


Ouvir matéria

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Hideraldo Magron e a assessora Maria Luiza Iácono estiveram no último sábado (31), no Lions Clube de Cascavel, ministrando uma palestra sobre a experiência de Ubiratã relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030 implementado pela Prefeitura.

 

A finalidade da palestra foi mostrar estratégias para o atingimento dos 17 objetivos e das 169 metas mundiais para o desenvolvimento Sustentável até o ano de 2030 e como os clubes de serviços da região, a exemplo do Lions Clube de Ubiratã, poderão se engajar nesse desafio global.

 

Na reunião do Conselho Consultivo, coordenada pela presidente de Divisão, Lígia Sader, com a participação de 29 associados, representantes e diretoria dos Clubes do Distrito LD1: Lions Clube de Cascavel, Lions Clube de Cascavel Serviços, Lions Clube de Corbélia, Lions Clube de Campina da Lagoa, Lions Club Laranjeiras do Sul, Lions Clube de Nova Aurora e Lions Clube de Ubiratã. Na oportunidade foram apresentadas as metas da Governadoria, cada presidente de clube expôs as principais atividades do primeiro trimestre e metas do Ano Leonistico. Os assessores distritais presentes fizeram uso da palavra.

 

O clube de Ubiratã, através do seu presidente, Marcos Roberto Bazzoli Sader, aderiu ao Pacto Global da ONU, comprometendo-se com os princípios do acordo e planejando para que as ações estejam atreladas aos 17 ODS, neste ano em que se comemora o cinquentenário do clube.

 

O Pacto Global está relacionado aos Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção do Meio Ambiente e Combate à Corrupção e dessa forma, ao aderir ao Pacto, o Lions Clube de Ubiratã passa a adotar como estratégia de atuação em todas as suas ações, o cumprimento de diversas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) através das comissões:

 

- Comissão de Saúde (ODS 3, 10) - Campanha de combate à cegueira; Campanha de combate ao diabetes; Participação no Conselho Municipal de Saúde.

- Comissão de Educação (ODS 4, 10,11, 16 e 17) - Projeto redação Jornada da Paz; Projeto Gelateca; Participação no Conselho Municipal de Desenvolvimento; Participação no Conselho de Segurança; Participação no CMDCA; Participação em outras campanhas da Educação;  SOS Cícero Nuto Figueiredo (140 crianças).

- Comissão de Eventos (ODS 1, 10 e 17) - Baile da APAE-17.08.2019; Festival Cinquentenário do Clube-23.11.2019); - Jantar árabe; Promoção da pamonha; Bingo beneficente; Bazar Solidário.

- Comissão de Meio Ambiente (ODS 6, 7, 14, 15 e 17) - Projeto Campanha Lixo Eletrônico; Plantio de Árvores; Proteção de Nascentes.

- Comissão de Estatutos e Regulamentos (ODS 16).

 

De acordo com o secretário da Prefeitura de Ubiratã, um entusiasta no assunto, o engajamento dos clubes de serviços, a exemplo do Lions, favorecerá o atingimento das 169 metas em todo o mundo. “É necessário o comprometimento de todas as instituições para que o desenvolvimento sustentável possa ser alcançado até o ano de 2030, conforme prevê a Agenda 2030 da ONU”, pontua Antonio Magron.  “Empresas, cooperativas, associações, sindicatos, bancos, clubes e igrejas podem e devem se aproximar mais dessa estratégia mundial para garantirem um futuro mais justo e sustentável para as futuras gerações”, finaliza.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 04/09/2019

 Galeria de Fotos

 Veja Também