X

Realizada Assembleia do Consórcio Intermunicipal Piquiri


Ouvir matéria

O Prefeito Haroldo Fernandes Duarte - Baco, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Hideraldo Magron, participou nesta semana da assembleia do Consórcio Intermunicipal Piquiri, na sede da Associação Comercial de Corbélia. O consórcio é formado por 11 municípios (Anahy, Braganey, Cafelândia, Corbélia, Formosa do Oeste, Iguatu, Iracema do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora, Tupãssi e Ubiratã).

 

Tendo como presidente o prefeito Carlão de Anahy e vice-presidente e tesoureiro, o prefeito Baco de Ubiratã, o Consórcio Piquiri tem como finalidade promover o desenvolvimento sustentável, englobando as dimensões econômica, educacional, de saúde, social, ambiental e infraestrutura urbana dos Municípios que compõe a região Oeste do Paraná.

 

Aquisição e utilização de patrulhas rodoviárias, assistência técnica de extensão rural, aterro sanitário, reciclagem e compostagem, elaboração de projetos, programas e treinamentos ao meio rural, proteção ambiental, turismo rural sustentável, apoio a produção rural regional, qualidade de vida no campo, atendimento básico em saúde, pavimentação em estradas rurais, são algumas das ações previstas para serem realizadas pelo Consórcio.

 

Na assembleia, que contou com a participação dos representantes da Itaipu Binacional, Gilmar Secco, Matte e Rosana, além de prefeitos, vereadores e secretários dos municípios envolvidos, foram definidas algumas etapas e detalhes para a operacionalização do convênio para aplicação de TST sobre pedras irregulares (lama asfáltica) que inicialmente será concluída nos municípios de Formosa do Oeste, Cafelândia e Corbélia, com a terceirização dos serviços para outro consórcio especializado na prática, o Sindepar. 

 

O maquinário para a usina de lama asfáltica foi doado pela Itaipu Binacional, através do repasse de R$ 2,405 milhões para o Consórcio. Essas máquinas e equipamentos estão prontos para serem utilizados junto aos 11 municípios, que deverão realizar como contrapartida, 264.000 m2 de pavimentação em estradas rurais, de comum acordo entre os consorciados.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 13/09/2019

 Galeria de Fotos

 Veja Também