X

Em busca da qualificação de suas agroindústrias, produtores participaram de oficina sobre o tratamento da água


Ouvir matéria

Água, um bem tão valoroso. Considerado solvente universal. Sua falta provoca quebra de produção de alimentos até conflitos entre nações.

 

A água pode trazer muitos benefícios, mas quando não tratada pode trazer vários risco a saúde humana. Contaminada, pode ser um dos principais meios de disseminação de inúmeras doenças. Fontes protegidas, tratamento adequado, cuidados com armazenamento e boa distribuição garante a quem tem acesso, oferta de bons alimentos e saúde.

 

Visando a qualidade desse bem e trazer uma solução para um dos problemas com a Vigilância Sanitária, as agroindústrias de Ubiratã e região, a Emater em parceria com Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ubiratã, Cooperativa Canpar e Prefeitura de Ubiratã, promoveu aos produtores de Ubiratã, Campina da Lagoa e Roncador, que participaram nessa quinta-feira (03), uma Oficina sobre o tratamento da água na propriedade rural.

 

O Profissional Alcedir Biesdorf, falou do abastecimento, capitação, proteção de fontes d’água e também sobre as contaminações que podem ocorrer, trazendo aos produtores recomendações para o tratamento da água para uso no meio Rural.

 

A Profissional Carol Marques da Silva expôs aos produtores os tipos de equipamentos que podem ser utilizado para efetuar o tratamento da água. Trouxe para discussão o uso de cloradores. Ela apresentou alternativas como um clorador produzido pela indústria e um clorador feito com peças e tubos de PVC, que tem custo inferior, mas com a mesma eficácia.

 

Para as agroindústrias instaladas no meio rural, muitas vezes, o produtor(a) rural, investe e produz matéria-prima de qualidade, mas acaba que os contaminantes de uma água não tratada pode comprometer o produto ou a qualidade do produto final. A água tratada não só serve para consumo humano, mas para vários usos como limpeza de utensílios, equipamentos, instalações e também entra na produção direta dos produtos.

 

A presença de produtores de vários seguimentos como, hortaliças, leite junto com produtores que tem agroindústria, tem um só objetivo, a qualidade da água para seus múltiplos usos. Um produtor com água tratada possibilita uma boa limpeza de equipamento, instalações, utensílios, assim tendo a produção de produtos isentos de contaminações.

 

O Equipamento apresentado pela Emater é de fácil instalação, fácil construção e com valor acessível. Garantir o bom uso da água da produção de alimentos é um compromisso de todos nós.

 

Para ter acesso a mais informações sobre o uso de clorador no tratamento de água e sua confecção, procure o escritório da Emater de seu município.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 04/10/2019

 Galeria de Fotos

 Veja Também