Secretarias Administração Assist. Social Desenv. Econômico Educação e Cultura Esporte e Lazer Finanças e Planejamento Gabinete Obras Saúde Serviços Urbanos Serviços Rurais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Saúde divulga cronograma de vacinação contra o sarampo; Paraná tem 59 casos confirmados


A Secretaria Estadual de Saúde (SESA) confirmou 20 novos casos de sarampo no Paraná, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira (17). Desde o início do ano, o estado teve 59 confirmações da doença, 270 estão em investigação e 47 foram descartados. Conforme o boletim, pessoas com idade entre 20 e 29 anos continuam sendo a maioria dos casos registrados de sarampo.

 

Para ampliar e fortalecer a campanha de vacinação a Secretaria Municipal de Saúde de Ubiratã estará trabalhando em horários estendidos, para que toda população tenha a oportunidade de procurar a unidade de Saúde de sua residência. No primeiro momento, o público alvo será Atualização de calendário vacinal de crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Neste Sábado, o Centro de Saúde estará aberto das 8 às 17 para atender nossa população. Nos demais dias conforme cronograma das 17 às 19h.

 

CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO

- 19/10 (sábado) – Centro de Saúde;

- 21/10 (segunda-feira) – Panorama;

- 22/10 (terça-feira) – Central / Yolanda;

- 23/10 (quarta-feira) – Josefina;

- 24/10 (quinta-feira) – Recife / Esperança;

- 29/10 (terça-feira) – Boa Vista.

 

SARAMPO

É uma doença infecciosa transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de 5 anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença. Os sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

 

É muito importante que as pessoas que tiverem sintomas procurem a unidade de saúde mais próxima para serem atendidos. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 18/10/2019

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira: das 8h00 às 12h00 e das 13h30min às 17h00
(44) 3543-8000