Secretarias Administração Assist. Social Desenv. Econômico Educação e Cultura Esporte e Lazer Finanças e Planejamento Gabinete Obras Saúde Serviços Urbanos Serviços Rurais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Secretaria de Saúde recomenda medidas preventivas para eliminar o mosquito transmissor da dengue


A Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta para que todos adotem medidas preventivas para eliminar o mosquito transmissor da dengue, que pode estar em residências, comércios e terrenos baldios.

 

As temperaturas elevadas e água acumulada propiciam o desenvolvimento do mosquito. O último levantamento de índice realizado em Ubiratã foi de 1,3%, sendo que em algumas localidades chegou a 2,89%, apontando risco de uma epidemia. Mesmo com orientações e vistorias constantes, os agentes de saúde estão encontrando muitos locais com larvas em residências e terrenos baldios.

 

Os locais onde mais foram encontrados focos do mosquito aedes aegypti foram:

- Lixo, material reciclável, lonas (46,2%);

- Bebedouro de animal e vaso de flor (30,8%);

- Tambor, balde, caixa de água (15,4%).

 

Sendo assim, pedimos a colaboração da população para redobrar os cuidados e evitar acúmulo de água nesses locais, pois com o clima chuvoso e quente, a proliferação do mosquito é maior ainda. Estamos com municípios vizinhos em epidemia e corremos o risco de ter casos em nosso município também. O verão começa no mês que vem e o número de pessoas doentes pode aumentar ainda mais em todas as regiões caso as medidas preventivas não sejam adotadas.

 

Ressaltamos que ainda estamos com falta de inseticida (fumacê) em todo o Estado, portanto a única forma eficaz de evitar a proliferação do mosquito, e o aumento de casos de dengue é manter o uso de repelente e eliminar os locais de reprodução do aedes aegypti.

 

A dengue mata! E todo cuidado é pouco. Não deixe água parada em casa, faça a sua parte evitando criadouros em seu imóvel.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 28/11/2019

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira: das 8h00 às 12h00 e das 13h30min às 17h00
(44) 3543-8000