X

Importância do isolamento ao retornar de viagens


Ouvir matéria

Com o avanço do coronavírus no Brasil, a Secretaria de Saúde reforça a importância manter o isolamento social. Deve-se sair de casa somente quando for estritamente necessário, evitando aglomerações, utilizando máscaras e portar seu próprio álcool em gel para higienização das mãos. Proceder a higienização das mãos ao entrar e sair dos estabelecimentos e evitar tocar em superfícies desnecessariamente.

 

A​s pessoas com mais de 60 (sessenta) anos de idade, pessoas que possuam comorbidade, gestantes e crianças devem evitar ao máximo sair de casa, restringindo seus deslocamentos para realização de atividades estritamente necessárias.

 

Reforçamos também que pessoas que viajaram para locais com transmissão comunitária,  devem se manter em isolamento por 7 dias sem sair da residência ou receber visitas. Deve-se entrar em contato por whatsapp com a unidade de saúde mais próxima do endereço que estiver, assim que chegar no município, para que a unidade possa realizar o monitoramento com orientações de sinais e sintomas e repassar os cuidados necessários para evitar a contaminação para as outras pessoas  que residem no domicílio.

 

Esse período de isolamento é necessário, independente de apresentar sintomas ou não, como forma de precaução para se ter a garantia de que a pessoa não está contaminada.

 

Caso este paciente apresenta febre em conjunto com outros sintomas, como tosse e dificuldade respiratória, a orientação é que entre em contato via whatsApp com a unidade para que os profissionais agendem uma avaliação.

 

CUIDADOS NECESSÁRIOS DURANTE ISOLAMENTO DOMICILIAR

 

- Realizar higiene das mãos frequentemente utilizando álcool gel (caso as mãos não estejam com sujeira evidente) ou com água e sabão (caso haja sujeira evidente);

- Manter distância de pelo menos 2 metros dos outros moradores da residência (evitar abraço e o toque);

- Utilizar máscara de tecido a maior parte do tempo. Se estiver sem a máscara, cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ao tossir ou espirrar. Limpar as mãos imediatamente após tossir ou espirrar;

- Manter as janelas do ambiente em que estiver aberta o maior tempo possível;

- Não compartilhar copos, talheres e pratos com os demais moradores da residência, assim como outros objetos íntimos e de higiene;

- Quando a residência tiver um banheiro, este deve ser higienizado com solução clorada (água sanitária diluída), sempre que utilizado pela pessoa em isolamento.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 28/04/2020

 Galeria de Fotos

 Veja Também