Secretarias Administração Assist. Social Desenv. Econômico Educação e Cultura Esporte e Lazer Finanças e Planejamento Gabinete Obras Saúde Serviços Urbanos Serviços Rurais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Professora de Ubiratã é homenageada pelo Sebrae


Professora, além de formar o cidadão, qual o teu outro sonho enquanto Educadora? “Meu sonho é ver as crianças no pátio da escola a brincar, ter mesas e banco para merendar, um parque aberto com muitos brinquedos a disposição para se exercitar”. (Costa, 2020)

 

Durante muito tempo a professora seu sonho em prática quis colocar, mas o medo e a falta de habilidades a fazia recuar e seu coração se entristecia ao ver que as crianças continuavam sem lugar para brincar. O tempo passou e aquele sonho no seu coração sossegou.

 

Chegou o dia em que a professora que gostava de sonhar assumiu a turma do 3º ano fundamental, nossa que legal!! Agora ela tinha alunos maiores e novos desafios a enfrentar. Então, para a professora o JEPP foi apresentado, um programa de educação empreendedora, com o desafio de construir brinquedos com sucata.

 

Naquele momento ela perguntou: “precisa ser só brinquedos ou num parque podemos pensar”? Com as respostas que recebeu ela entendeu que, por meio da educação empreendedora, era possível sonhar e, com os comportamentos, habilidades e atitudes, o objetivo alcançar.

 

A partir desse dia, professora e alunos com apoio da direção, coordenação e dos demais professores um bom plano colocaram em ação. Iniciaram com as pesquisas e busca de informação. Ao definirem o modelo, muitas dificuldades encontraram, informações e dados burocráticos eram solicitados.

 

Teve dias que a vontade de desistir aparecia, mas o apoio e a motivação do grupo se restabelecia e, assim, comportamentos como resiliência e persistência se desenvolvia. “Não vamos desistir”! Alguém gritou... então novas pesquisas e busca de informações foram realizadas, até que chegaram à conclusão de que um parque de pneus ecológico era o que precisavam.

 

Para iniciar o projeto a busca de parceiros se fazia necessário e, assim, muitos se envolveram desde o aluno até o marceneiro. Logo descobriram a força da comunidade, pois muitas coisas receberam: pneus, tintas, madeiras até mão de obra voluntária.

 

Era uma alegria, diz a professora sonhadora, na construção do parque muitos surgiram para ajudar, é difícil até dizer quem de fora quis ficar. Para dar velocidade, com apoio financeiro da comunidade até um ajudante puderam contratar, pois no planejamento muitas ações foram colocadas e conforme o projeto andava, era legal ver as etapas finalizar.

 

Com o parque de pneus ecológicos quase pronto um detalhe faltava finalizar, a pintura dos muros da escola para o ambiente completar. Nessa etapa um novo parceiro entrou em ação, agora com motivação, ensinar uma profissão para um jovem aprendiz. E, assim o CREAS ofereceu ajuda de um artista fenomenal que junto com o aprendiz, uma linda pintura fez no local.

 

Com os pneus que sobraram camas para os cachorros decoradas foram construídas, todos adoraram e o Senhor ajudante depois da obra concluída aprendeu uma profissão. Diz a professora Dani: Olha onde isso foi parar! O Senhor ajudante em empreendedor ajudamos a se transformar.

 

Chegou o grande dia.. o dia de inaugurar a grande obra construída por todos que estavam lá, o parque ecológico como legado para a escola irá ficar. A prof. Dani aprendeu com a educação empreendedora a não desistir, e os alunos quem sabe um dia, poderão dizer: “Filho está vendo este parque, eu ajudei a construir”.

 

 

Esse texto é uma homenagem a professora Daniele da Costa e a todos professores, diretores e coordenadores da Escola Municipal Professora Lucinéia Ricardo Braciforte – Ubiratã PR

 

Texto escrito por: Olga Tscha

Disponível em: https://comunidadesebrae.com.br/educacao-empreendedora/ja-viu-um-sonho-se-transformar-em-realidade-eu-ja

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 06/05/2020

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira: das 8h00 às 12h00 e das 13h30min às 17h00
(44) 3543-8000