Secretarias Administração Assist. Social Desenv. Econômico Educação e Cultura Esporte e Lazer Finanças e Planejamento Gabinete Obras Saúde Serviços Urbanos Serviços Rurais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Turismo Rural: Empreendedores de Ubiratã recebem placas de sinalização para suas atrações turísticas


Nesta sexta-feira (26), aconteceu um importante evento no Lago Municipal de Ubiratã, junto à Divisão de Meio Ambiente e Turismo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, quando treze pontos turísticos receberam, por intermédio de seus representantes, placas indicativas destinadas aos turistas.  

 

Resultado do projeto “Desenvolvimento do Turismo Rural no Oeste do Paraná” coordenado pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná  (Professores Doutores Luciana Fariña e Jerry Adriani) e realizado em conjunto com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico dos municípios de Cascavel, Ubiratã e Guaraniaçu e pela Agência de Desenvolvimento Turístico do Oeste do Paraná, ADETUR - Riquezas do Oeste, tem como objetivo ajudar o desenvolvimento regional.

 

A finalidade do projeto é o desenvolvimento de uma metodologia que possa ser replicada em outros locais que tenham interesse em aderir à iniciativa e prevê visitas às propriedades, o inventariamento das mesmas, o georreferenciamento, a proposta de rotas de acesso com implementação de um QR-Code próprio para cada propriedade e a criação de um site específico para o turismo rural da região para divulgar as atividades regionais para os turistas interessados nesse tipo de atividade.

 

O Projeto foi um dos sete selecionados do ConectaDEL (Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão Social para o Brasil) e participação do FPTI (Fundação Parque Tecnológico de Itaipu), para implementação na região por meio de uma convocatória, fruto de um curso de formação de Atores Locais para o Desenvolvimento Regional, onde participou, por Ubiratã, o Chefe de Divisão da Agricultura e Pecuária, Clayton Corrêa de Almeida e no processo de implementação o então Técnico Agrícola Osvaldo Luiz Ribeiro.

 

A coordenadora geral do projeto, Profª Luciana Fariña, explica que a ideia do projeto surgiu a partir da necessidade levantada pelos próprios municípios, de fomentar e desenvolver o turismo rural na região, durante o curso do ConectaDEL. Ela, o professor Jerry Johann e representantes dos municípios participaram do curso que resultou na elaboração da proposta inovadora. “A partir desta demanda realizou-se essa associação em parceria para montar esse projeto com essa finalidade específica”, comenta a professora. De acordo com o Professor Jerry, “uma das ações do projeto foi reunir as informações sobre esses pontos de interesse turístico e criar um meio de acesso tecnológico que permitisse ao turista encontrar aqueles locais sem precisar pedir informações, através de um aplicativo que vai categorizar os tipos de turismo rural, como hospedagem, pesque-pague, acampamento, caminhada, e as rotas de acesso em QR-CODE, que estarão disponíveis por georreferenciamento do Google Maps”. Dessa forma, segundo os professores, os locais terão uma melhor divulgação, maior visibilidade e, consequentemente, proporcionará um maior desenvolvimento para toda atividade turística na região.

 

Com a seleção de quarenta e cinco atrativos rurais (quinze em cada município), os pontos ganharão maior visibilidade com a sinalização através de placas indicativas para estradas e rodovias da região e também com a criação de um site/aplicativo que facilita o acesso dos visitantes àqueles lugares. Essa parceria prevê informações para que os municípios possam auxiliar no investimento em sinalização, conhecer e melhorar o acesso a esses locais. “Nessas duas últimas semanas estamos fazendo a entrega dessas placas de localização dos caminhos rurais e rodovias aos empreendedores rurais dos três municípios”, comenta professora Luciana.

 

Em Ubiratã foram contemplados os seguintes pontos de atração turística, com foco no meio rural: Pesqueiro do Arcanjo; Piscicultura Magni; Folia de Reis – Curva da Onça; Horticultura J.M.; Feira do Produtor Rural; Agroindústrias Dalla Corte, Delícias do Campo, Produtos Jaboticabal e Sabores do Sítio; Recanto Olaria; Chácara N. S. Aparecida; Ranchos Cantin e Madeira Velha. 

 

O prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte – Baco comemora o resultado do projeto. “Muito bom poder valorizar as diversas atrações turísticas que nossa cidade oferece aos visitantes, principalmente no campo, onde nossas agroindústrias e feiras, nossos pontos para encontros e lazer e nossa cultura rural oferecem atrativos diferenciados para quem procura por sossego, entretenimento e ambientes saudáveis. Gratidão a todos os parceiros que nos ajudaram a concretizar esse excelente projeto”, agradece o prefeito Baco.

 

Grandes serão as contribuições desse projeto para o desenvolvimento do turismo local, logo após a implementação do site/aplicativo que está sendo desenvolvido pela empresa local ORIGAMMI Soluções Digitais. Com data de conclusão prevista para setembro deste ano, a equipe pretende apresenta-lo à Secretaria de Turismo do Estado do Paraná para que o mesmo seja replicado para outros municípios e empreendimentos rurais. A UNIOESTE continuará acompanhando as ações do Projeto por meio de estudos em pesquisas posteriores e, em novas parcerias com o poder público da região.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 26/06/2020

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira: das 8h00 às 12h00 e das 13h30min às 17h00
(44) 3543-8000