X

Projeto de Desenvolvimento do Turismo Rural em Ubiratã


Ouvir matéria

O Projeto intitulado “Desenvolvimento do Turismo Rural no Oeste do Paraná”, que tem o objetivo de ajudar o turismo rural na região, está sendo coordenado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), por meio dos professores Drª Luciana Oliveira de Fariña (PPGDRS e PPGCF) e Dr. Jerry Adriani Johann (PGEAGRI, PPGA e PPGC) e foi idealizado em conjunto com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico dos municípios de Cascavel, Ubiratã e Guaraniaçu e pela Agência de Desenvolvimento Turístico do Oeste do Paraná, ADETUR- Riquezas do Oeste.

 

Segundo a coordenadora geral do projeto, professora Luciana Fariña, com auxílio do projeto, 45 propriedades rurais foram avaliadas e 15 selecionadas em cada município, as quais estão ganhando maior visibilidade com a sinalização através de placas indicativas para estradas e rodovias da região e também com a criação de um site/aplicativo que facilita o acesso dos visitantes àquelas propriedades. “Esse é um projeto que começou a ser desenvolvido em 2018, resultante de um curso que nós fizemos de ‘Agentes Locais para o Desenvolvimento’ que foi dado pelo Parque Tecnológico de Itaipu, financiado pelo ConectaDel Brasil. Naquela época reuniu-se vários municípios com vários parceiros e nós (UNIOESTE) vimos nesses três municípios a demanda para o desenvolvimento do turismo rural. Então, juntos, levantamos o que eles precisavam e a UNIOESTE propôs uma solução que foi aprimorada em conjunto. Somos o único projeto da região que foi selecionado naquele curso”, comentou.

 

A intenção foi o desenvolvimento de uma metodologia que possa ser replicada em outros locais que tenham interesse em aderir à iniciativa e prevê visitas às propriedades, o inventariamento das mesmas, o georreferenciamento, a proposta de rotas de acesso com implementação de um QR-Code para cada propriedade e a criação de um site específico para divulgar o turismo rural e as atividades regionais para os turistas interessados nesse tipo de atividade.

 

O objetivo do projeto foi reunir as informações sobre essas propriedades rurais e criar um meio de acesso tecnológico que permita ao turista encontrar esses locais sem precisar ficar pedindo informações. “O aplicativo vai categorizar os tipos de turismo rural, como hospedagem, pesque-pague, acampamento, caminhada, e as rotas de acesso em QR-CODE estarão disponíveis por georreferenciamento do Google Maps”, conta o professor Jerry.

 

Dessa forma, segundo os professores, os locais terão uma melhor divulgação, maior visibilidade e, consequentemente, proporcionará um maior desenvolvimento para toda atividade turística na região.

 

Em Cascavel o projeto conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em Guaraniaçu com o apoio do Grupo de Turismo local GTUR e com a EMATER e em Ubiratã com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Divisão de Agricultura e Pecuária, através do Chefe da Divisão Clayton Corrêa de Almeida, que coordena o projeto em Ubiratã desde o início, e depois veio Oswaldo Ribeiro (Racinha) para somar na implementação e execução do projeto.

 

Na semana de 29/07 a 03/08 foi instalada todas as placas, onde contamos com a colaboração, empenho e a disponibilidade de tempo dos produtores beneficiados para execução desta etapa. Reiteramos o nosso muito obrigado aos envolvidos por aderirem com entusiasmo e alegria ao projeto único e inovador no município de Ubiratã.

 

Aguardamos a próxima etapa que é o treinamento para os envolvidos na utilização e manuseio do Site Turismo Rural no Oeste do Paraná.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 10/08/2020

 Veja Também