X

Ubiratã implementa a ação Pé de Infância para apoio e cuidado das crianças de 0 a 6 anos


Ouvir matéria

Município investe em programa de ações voltado à importância de brincar, de contar histórias e de cantar para desenvolvimento da primeira infância.

 

Investir nos primeiros anos de vida é investir no presente e no futuro de uma sociedade. É neste período, do ventre da mãe aos seis anos, que se dá de maneira mais intensa o desenvolvimento cerebral do ser humano. Também é nessa fase da vida que atenção, motivação e sociabilidade, características imprescindíveis para um bom desempenho na escola, nas relações interpessoais e no trabalho dão seus primeiros passos. E se é pelo começo da história que podemos mudar toda a história, a primeira infância deve ser uma prioridade. Tendo em vista esse cenário, o município de Ubiratã realiza, a partir de novembro, a ação Pé de Infância, uma iniciativa da Urban95.

 

Após um diálogo com líderes comunitários locais e agentes da prefeitura, o objetivo da ação é promover atividades contínuas com base nos seguintes pilares: brincar, contar histórias e cantar para as crianças todos os dias. A partir destas ferramentas de desenvolvimento foi elaborado um programa de atividades em diálogo com a cultura e as necessidades da comunidade local. Esse programa vai ocupar ruas, calçadas e equipamentos públicos, como parques e praças, entre outros espaços. O Pé de Infância ainda abrange canais de comunicação entre prefeitura, famílias e cuidadores para compartilhamento de informações e de experiências relacionadas à primeira infância.

 

O Prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte “Baco” assinou a carta-compromisso da ação Pé de Infância na cidade. “Estamos divulgando a ação através de cartazes, folders e placas instaladas nas Praças Vereador Horário José Ribeiro e Pio XII, além do Parque do Lago, locais onde as famílias ubiratanenses levam seus filhos para passear”. Salienta ainda o Prefeito que, “ao investir em atividades voltadas ao desenvolvimento da primeira infância em Ubiratã, acreditamos que bons resultados serão comemorados no futuro da cidade, pois as crianças que cuidamos hoje, serão os cidadãos que cuidarão da nossa comunidade”.

 

SOBRE A PÉ DE INFÂNCIA

Iniciativa da Urban95, o Pé de Infância é um mapa de ações elaborado pelo Allma Hub Criativo em diálogo com líderes comunitários e agentes da prefeitura de 11 municípios brasileiros que, em 2020, assumiram o compromisso de participar desta iniciativa e incluir a primeira infância como um dos pilares centrais de suas agendas. Quer entrar nessa com a gente e fazer brotar um futuro melhor para as crianças? Juntos, gestores, mães, pais e cuidadores vão espalhar pelas casas e pelas ruas da cidade brincadeiras, histórias e cantorias e divulgar um whatsapp do programa que vai interagir com as pessoas através de pílulas, mensagens e uma jornada de mudança de comportamento com 21 conteúdos (81) 96116714.

 

Saiba mais: www.ubirata.pr.gov.br

 

SOBRE A URBAN95

Iniciativa da Fundação Bernard van Leer – instituição privada internacional que há 50 anos desenvolve e compartilha o conhecimento de experiências que funcionam no desenvolvimento da primeira infância no Brasil e em outros países do mundo – a Urban95 busca promover mudanças duradouras nos espaços públicos e nas oportunidades que moldam os primeiros seis anos cruciais da vida das crianças. Por esse motivo, esta iniciativa trabalha com urbanistas, planejadores, designers e autoridades municipais. A partir dessa ação em conjunto, visa melhorar dois fatores críticos no desenvolvimento da primeira infância: a qualidade e a frequência das interações entre crianças pequenas e seus cuidadores, bem como o bem-estar desses cuidadores. Saiba mais:

 

https://bernardvanleer.org/pt-br/solutions/urban95-pt/

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 04/12/2020

 Galeria de Fotos

 Veja Também