X

Brasão de Armas do município de Ubiratã retoma suas origens


Ouvir matéria

Após passar por duas mudanças ao longo da história, o Brasão de Armas do Município de Ubiratã retoma suas origens - no período de fundação da cidade – e passa a ser reproduzido para timbrar papeis e toda documentação oficial da Câmara Municipal e da Prefeitura.

 

O Brasão de Armas é um dos símbolos cívico/militares mais antigos da história da humanidade.  A mudança no Brasão para voltar às origens foi aprovada pela Câmara em primeira votação, em sessão ocorrida no dia 16. Ontem teve a segunda e última votação do projeto que altera as características desse símbolo cívico do município.

 

A primeira alteração no Brasão ocorreu em 16 de maio de 1990, e a última em 15 de abril de 2015. De acordo com o texto da lei que retoma a originalidade do Brasão, a Municipalidade invoca “o mais rigoroso entendimento de que cumpre ao Brasão de Armas a materialização da história de uma comunidade no seu início, guardando esse conteúdo histórico para a posteridade”, destacando ainda que esse símbolo tem como aura a representação das riquezas primitivas do município. “Decidimos primar pelo resgate da nossa história e retornar a originalidade do mesmo”.

 

HISTORIADOR APROVA - Para o historiador Jair Elias dos Santos Júnior, que participou da Comissão que corrigiu os símbolos municipais de Campo Mourão, a manutenção do Brasão de Armas de Ubiratã é “importante para a preservação da história da cidade, pois o brasão fornece elementos valiosos sobre a história, os respectivos acontecimentos e o momentos significativos que ensejaram na criação do município de Ubiratã”.

 

Na opinião do historiador, um brasão de armas deve ser alterado somente em caso de erros de heráldica, “o que não é caso de Ubiratã”. “Parabenizo a atual administração por esse fato tão importante em estar preservando o importante legado daqueles que construíram Ubiratã para as futuras gerações”, finaliza.

 

DECRETO – O prefeito Fábio Dalécio vai editar ainda essa semana um decreto em que normatiza o uso do novo brasão, principalmente no que tange a evitar gastos desnecessários na troca de materiais de expediente oficiais da Câmara Municipal e da Prefeitura de Ubiratã, já confeccionados e impressos até a edição da Lei aprovada ontem.

 

O gestor destaca que esses materiais só devem ser confeccionados conforme necessidade. As Bandeiras do Município de Ubiratã, confeccionadas até a edição da Lei deverão continuar em uso até o final de sua vida útil, devendo as mesmas ser substituídas por Bandeiras com o Brasão Oficial, conforme necessidade de substituição.

 

Os veículos oficiais serão adesivados com o Brasão Oficial segundo de forma gradativa, dos mais novos para os mais antigos, e dos veículos de pequeno porte para veículos de grande porte.

 

Bela, amada e gentil!

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de Publicação: 24/03/2021

 Galeria de Fotos

 Veja Também