Av. Nilza de Oliveira Pipino, 1852 - CEP 85440-000 | (44) 3543-8000 | ubirata@ubirata.pr.gov.br
Acessibilidade

PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS

Projeto com ações coordenadas vai garantir desenvolvimento e melhor qualidade de vida


Ouvir matéria

A Prefeitura de Ubiratã deu um passo importante para garantir um futuro melhor à sua população. Depois de várias reuniões com seu secretariado, o prefeito Fábio Dalécio idealizou, formatou e hoje lança o PAE (Plano de Ações Estratégicas) que até 2024, último ano de sua gestão, vai priorizar ações e investimentos de forma segmentada para atender os diferentes setores da municipalidade.

 

De acordo com Dalécio, chegou a hora de olhar para frente, de projetar o futuro de Ubiratã, de fazer dessa cidade a protagonista do desenvolvimento regional. O prefeito ressalta que dentro do PAE constam metas macro que a cada ano atenderão áreas específicas. A primeira a ser contemplada é a área do desenvolvimento rural.

 

No rural são 11 metas, dentre as quais destacam-se: a Implantação do Sistema Digital de Monitoramento e Manutenção de Estradas Rurais, e a formação da Patrulha Mecanizada para a Agricultura Familiar. “Com o sistema de monitoramento os produtores poderão informar as demandas mais importantes ao setor responsável pela realização de trabalhos de manutenção e conservação de estradas rurais. Essas demandas vão para um banco de dados que identificam quais são as ações de maior prioridade, fazendo com que a todo tempo nenhum dos quase 600 quilômetros de estradas rurais estejam sem possibilidade de tráfego”, enalteceu o prefeito, acrescentando que com a Patrulha Mecanizada os pequenos hortifrutigranjeiros, produtores de leite e queijo, enfim, quem reside no campo e vive da agricultura familiar terá à sua disposição maquinários e implementos para atender-lhes nas necessidades dentro de sua propriedade.

 

DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL

Para o próximo ano o PAE dará prioridade ao Desenvolvimento Intelectual, com ações ligadas diretamente ao setor educacional. São 13 ações vultuosas que acontecerão em 2022.

A Construção da nova supercreche no Jardim Panorama é um dos projetos que serão realizados pela Administração Municipal. A creche vai beneficiar centenas de famílias. A escolha desse importante bairro é estratégica, por ser em uma região da cidade, ainda não beneficiada com uma creche.

Um outro projeto é a criação do Programa de Estágios para estudantes destaque. Uma oportunidade única para os alunos do último ano do ensino médio que se destacarem em suas escolas, ingressarem por um período em empresas ou instituições de grande porte por todo o Paraná, a fim de se aprimorar e se identificar com a profissão que almeja.

 

DESENVOLVIMENTO URBANO

Para 2023 a meta é zelar da cidade, revitalizar ruas e avenidas. “Vamos reestruturar, vamos reurbanizar a cidade”, apontou Dalécio, destacando que são 16 ações que serão realizadas através do PAE, entre as quais a revitalização da Avenida Brasil, Uma importante avenida da cidade, de muito comércio e que precisa de atenção especial. “A adequação de estacionamentos, recape asfáltico, revitalização paisagística dos canteiros centrais, nova arborização e pista de ciclovia, estão no projeto para essa revitalização”, observou o prefeito.

Outro projeto é a canalização do córrego Central na Vila Recife. “Mais dignidade e qualidade de vida para os moradores dessa comunidade. Urbanização de uma das áreas mais populosas da cidade e que vai fazer desse bairro referência em preservação do meio ambiente aliada a bem estar dos moradores”.

 

DESENVOLVIMENTO HUMANO E ECONÔMICO

Por fim, em 2024, último ano da gestão, os olhares estarão voltados para as pessoas, para melhorar a qualidade de vida, garantindo acesso a programas sociais eficazes e preparando as pessoas para se qualificarem ao mercado de trabalho. São 9 as ações que acontecerão em 2024.

Uma das propostas da Administração Municipal é atrair para o município as estruturas do SENAI e SENAC – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e de Aprendizagem Comercial (Senac), que possuem programas de gratuidade para estudantes. As oportunidades abrangem centenas de opções de cursos profissionalizantes, livres e técnicos, em diferentes segmentos, que garante ao estudante a qualificação para os melhores empregos nos mais diferentes segmentos.

No 4º ano de mandato, uma das propostas elencadas no PAE é a ousada criação do Distrito da Jandaia. Para quem sonha em ter a casa própria, uma parceria entre o município, Unitá, Copacol, Coagru e os governos estadual e federal vai formar esse distrito que contará com mais de mil casas, praça, igreja, escola, posto de saúde e pontos comerciais. “É algo inédito que vai acontecer e que vai fazer nossa Ubiratã ainda maior”, fala Dalécio.

“Agora vamos então a busca de recursos. Estaremos em Curitiba e Brasília, fazer com que nossos representantes dê suporte para esse Plano de Ações Estratégicas. E esse será também o nosso legado para as gerações futuras, uma Ubiratã próspera e que ofereça oportunidades a todas as pessoas”, finaliza o prefeito de Ubiratã.

 

Bela, amada e gentil!

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de Publicação: 16/04/2021

 Galeria de Fotos

 Veja Também