X

Prefeitura de Ubiratã cria amplo programa para reciclagem de materiais


Ouvir matéria

Caminhão nas ruas e um grupo de servidores visitando residências para conscientizar as famílias locais sobre a importância da reciclagem de materiais que, até então, eram lançados fora como lixo. Esse é apenas um perfil do amplo programa de reciclagem de materiais iniciado pela Prefeitura de Ubiratã. De acordo com a chefe da Divisão de Meio Ambiente, Juliana Bispo Santiago Piva, o objetivo é atender 100% das residências do município.

 

O grupo de 10 servidores que visita as residências, além do trabalho de orientação sobre o processo de reciclagem, faz a entrega de sacos de ráfia destinados a recolher o material separado pelas famílias. São papéis, caixas de papelão, sacolas plásticas, caixas de leite, garrafas pets e outra dezena de materiais que podem ser separados do lixo orgânico e os rejeitos que precisam ter outra destinação para não comprometer a saúde da população.

 

O material separado e colocado nos sacos de ráfia são recolhidos pelo caminhão de coleta e entregues em um barracão recém-inaugurado pelo prefeito Fábio Dalécio. No local, o processo de reciclagem é ainda mais preciso, com a categorização do material recolhido, ou seja o plástico separado do papel, que é separado do alumínio, que é separado de outros materiais.

 

Para garantir 100% do atendimento, a cidade foi dividida em quatro setores, conforme explicou o secretário de Serviços Urbanos e Pavimentação, Ronaldo Felipe Maciel. Segundo ele, o caminhão da coleta seletiva passa uma vez por semana em cada setor, sendo que o que faz o recebimento do lixo passa mais de uma vez.

 

Por isso é importante que todas as famílias tenham em conta o dia da semana que o caminhão fará a coleta. Para tanto, junto com o saco de ráfia é entregue às donas de casa um imã de geladeira para que ela fixe o calendário da coleta seletiva em local visível.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de Publicação: 16/07/2021

 Galeria de Fotos

 Veja Também