X

PREVEN??O

Sa?de orienta sobre malef?cios do tabagismo


Ouvir matéria

Na semana em que é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, a secretaria de Saúde de Ubiratã realizou palestra de orientação contra o tabagismo, na tarde de ontem (30). Aproximadamente 90 pessoas dos bairros São Vicente, Alzira Rezende, Vila Recife e conjunto Boa Vista participaram do encontro.

A médica, Kátia Milani, destacou os malefícios causados pelo tabaco tanto para fumantes, como para não fumantes. Como a maioria dos participantes eram idosos um dos dados apresentados foi o de que fumar gera problemas cardiovasculares. “Hoje o cigarro é a doença evitável que mais mata, depois vem o alcoolismo e em terceiro lugar está o tabagismo passivo”, informa Kátia.

Considerado um tipo de doença o fumo agrava várias outras doenças crônicas degenetarivas que requerem muito cuidado. O processo mais preocupante quando se fala no consumo de tabaco é a iniciação. Números apresentados pela médica indicam que uma média de 70% da população já experimentou cigarro, desses 30% se tornaram viciados. “Precisamos evitar que as crianças e adolescentes entrem nesse mundo, porque o cigarro mata mais, a pessoa sofre mais e morre antes que o normal. Anualmente quatro milhões de pessoas morrem no mundo por causa do tabaco”, completa.

Além de alertar sobre os perigos ocasionados os presentes fizeram atividades físicas, verificaram a pressão e os hipertensos (atendidos pelas unidades de saúde e já consultados) receberam medicação.

Data de Publicação: 31/08/2007

Kátia destacou números de vítimas atingidas pelo vício Crédito: C?ssio Ceniz
Legenda: K?tia destacou n?meros de v?timas atingidas pelo v?cio

 Galeria de Fotos

 Veja Também