X

MEIO AMBIENTE

Encontro re?ne munic?pios ribeirinhos do Piquiri


Ouvir matéria

As agressões ao meio ambiente têm esquentado as discussões sobre a sustentabilidade e a preservação ambiental. Com base nisso, a prefeitura de Ubiratã, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Cooperativa Coagru, realizam amanhã (14), o II Encontro dos Municípios Ribeirinhos do Piquiri. O evento acontecerá no Centro Social de Educação Cooperativista e Ambiental “Peixe Pequeno”, a partir das 8h30.

Para a realização foram convidados prefeitos e secretários de meio ambiente dos 32 municípios que margeiam o rio Piquiri, escritórios regionais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Conselho de Administração e Fiscal da Coagru, Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ubiratã, núcleo regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, regional da Sanepar e Emater.

Durante o evento será feita uma homenagem para Orlei Ziegemann, considerado o homem do Piquiri. Além disso, uma série de palestras e ações completam a agenda do dia. O diretor-presidente da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), Darci Deitos, ministrará a palestra “Gestão Paranaense dos Recursos Hídricos” e o diretor-presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Ribeiro Burko, discursará sobre “Responsabilidade Ambiental do Gestor Público Municipal”.

Acontecerá no encontro também a Caminhada Cooperativista e Ecológica no Centro que será dividida em quatro estações onde abordarão os assuntos: mata ciliar, conservação dos solos, cooperativismo e pesca predatória. Uma peça teatral trará a tona a discussão sobre o certo e o errado no meio ambiente. Os municípios de Ubiratã e Goioerê apresentarão experiências que desenvolvem em relação ao rio e ao meio ambiente e para finalizar as atividades os participantes estudarão a possibilidade de formar o Conselho do Rio, assim será elaborada uma agenda para próximos encontros.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e vice-prefeito, Orlando Francisco Vieira Filho, o Conselho tem como meta integrar os municípios ribeirinhos e promover de ações de proteção ao rio Piquiri. “O mais importante é a formação do comitê para conservar o Piquiri no que tange as questões ambientais relacionadas a ele. Não nos preocuparemos somente com a mata ciliar, mas com todos os aspectos que interferem na qualidade da água dele”, destaca.

Data de Publicação: 13/09/2007

Municípios realizam expedições de conservação do rio Crédito: Osmar Pires
Legenda: Munic?pios realizam expedi?es de conserva??o do rio

 Galeria de Fotos

 Veja Também