X

MEIO AMBIENTE

Separar o lixo ? fundamental e n?o ? dif?cil


Ouvir matéria

O lixo vem se caracterizando um dos maiores problemas da atualidade. Por isso, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e a divisão de Meio Ambiente estão preocupadas com o destino do lixo produzido pelos ubiratanenses. Com a implantação do programa Recicla-Bira de coleta seletiva, em junho, um novo cenário começou a ser configurado na cidade. No entanto, a população precisa ter uma colaboração mais efetiva.

A tecnóloga ambiental, Eliani Roveda, comenta que as pessoas precisam criar o hábito de fazer a separação correta do lixo e esse é um processo que está acontecendo aos poucos na cidade. Segundo ela, o lixo representa degradação ambiental e o desperdício de recursos naturais e energéticos. “Ainda quando mal manuseado trás doenças como a dengue”, exemplifica.

Os materiais recicláveis como papel, plástico, vidros e metal são fabricados a partir da extração de recursos naturais e estes são limitados, um dia vão acabar. Com base nisso, Eliani adverte que separando o lixo das residências, as pessoas estarão ajudando na diminuição da extração de recursos da natureza.

Recicla-Bira
O programa visa a separação dos resíduos na fonte geradora, ou seja, nas residências. Quando bem separado ele pode melhorar as condições ambientais e ajudar famílias que dependem destes resíduos para a própria sobrevivência.

Para o andamento do trabalho é necessário separar o lixo reciclável, do lixo orgânico. É simples e fácil. Numa lixeira reserve plástico, papel, vidro e metal. Em outra os resíduos orgânicos como os restos de comida.

Então entre separar ou não o lixo reciclável do orgânico, fique com o separar. Assim você colabora com a limpeza da cidade, evita a proliferação de doenças e ainda exerce a função de cidadão com responsabilidade ambiental.

Coleta
O lixo orgânico produzido nas casas deve ser colocado para recolhimento no dia em que o caminhão passa normalmente. No entanto, os lixos recicláveis devem ser entregues conforme agenda programada pela secretaria.

Segundas-feiras: Vila Recife; região do Country; do Estádio; Av. Yolanda desde a Av. João Medeiros, até o Banco Bradesco; Conjunto Boa Vista; Conjunto Alzira Rezende; Jardim JK; Jardim Petrica e parte do São Vicente (região do Centro de Convivência de Idosos).

Terças-feiras: região da Igreja Matriz; da Escola Municipal Lacerda Braga; da Escola Gente Miúda; Av. Yolanda desde a Av. João Medeiros, até o Banco a Nina Calçados; Conjunto Novo Ubiratã até a BR 369; Jardim Panorama e região da Integrada.

Quartas-feiras: Vila Esperança; Jardim São Paulo; região da Prefeitura; da Coagru; do Colégio Carlos Gomes; do Colégio Olavo Bilac; da AABB Comunidade; da Dom Bosco; parte do São Vicente (região do Allan Kardec); região do Bosque; da Associação Nipônica; e Av. Yolanda, da Farmácia Santa Helena até o Cemitério.

Quintas-feiras: Jardim Josefina I e II; na Vila São Joaquim; região da Rodoviária; do Posto Corujão; do Lions Club; da TV Vale até a BR 369; da Creche Dona Mariquinha no Jd. Panorama; e Av. Yolanda, da Boniati Presentes até o Cemitério.

Data de Publicação: 14/11/2007

Coleta está dividida em toda cidade Crédito: C?ssio Ceniz
Legenda: Coleta est? dividida em toda cidade

 Galeria de Fotos

 Veja Também