X

EDUCA??O

Ubirat? vai a Curitiba receber pr?mio do Agrinho


Ouvir matéria

Os trabalhos de professores e alunos de Ubiratã mais uma vez são destaque no Agrinho. Na edição deste ano foram selecionadas duas produções da cidade que estão entre as cinco finalistas do Estado. No domingo, os classificados seguem para Curitiba quando participam na segunda-feira (26), da entrega da premiação.

Um dos trabalhos é de pela categoria desenho de educação infantil. A aluna do pré na Escola Municipal Professor Furusato Tomio, Maria Eloisa Perini Sabião, está entre as classificadas. O desenho foi orientado pela professora, Margarida Giufrida, que trabalhou o tema proposto pelo concurso “Saber e atuar para melhorar o mundo”.

Conforme a professora explica, junto à proposta do material de apoio organizado pelo Agrinho foi acrescentado o que trabalha em sala de aula. “Parti do lúdico contando histórias e depois sugestionei o que poderiam retratar. Todos fizeram desenhos e após selecionado um, aprimoramos”, conta.

Maria Eloisa comenta que fez o desenho abordando os cuidados com a higiene pessoal. “Fiz uma pessoa tomando banho, escovando os dentes e passando fio dental”, detalha. A pequena que levou dois dias para finalizar o trabalho diz que foi uma surpresa ser selecionada. “Achei muito bom quando fiquei sabendo”, emociona-se.

Para Margarida o resultado representa o reconhecimento do que aplica em sala de aula. “Como já venho há muito tempo participando a conquista me deixa muito feliz. Nunca deixei de participar, procurando desenvolver sempre um bom trabalho. Agora veio o reconhecimento”, comemora.

O outro selecionado foi na categoria desenho educação especial. A Escola de Educação Especial Jesus Menino (APAE) também está entre os cinco vencedores através da produção da aluna Jéssica Calcinone. A professora orientadora, Edilaine Capana, abordou a questão da organização nas dimensões da casa, escola e sociedade para que os alunos desenvolvessem os desenhos e Jéssica se baseou no contexto da própria casa.

Este ano foram inscritos mais de 10 mil trabalhos no Agrinho, quase quatro vezes o número do ano passado. A proposta do tema é provocar a interferência da comunidade escolar na realidade local, aspecto que foi observado pela banca examinadora na seleção dos premiados.

Entre os prêmios oferecidos estão inclusos computadores, aparelhos de TV de 29 e 21 polegadas, DVDs, câmeras fotográficas, bicicletas e quatro automóveis que serão entregues aos vencedores estaduais na categoria experiência pedagógica.

Data de Publicação: 22/11/2007

Maria Eloisa e Margarida (abaixadas) comemoram a seleção com a turma Crédito: C?ssio Ceniz
Legenda: Maria Eloisa e Margarida (abaixadas) comemoram a sele??o com a turma

 Galeria de Fotos

 Veja Também