X

MEIO AMBIENTE

Plantio de 1400 ?rvores lembra o ?Dia do Rio?


Ouvir matéria

Amanhã (24) é comemorado o Dia do Rio e a data foi instituída devido a grande preocupação com a escassez da água, assim como a preservação e proteção dos recursos naturais. Por isso, a secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ubiratã e a Sanepar desenvolveram na manhã de hoje (23) o plantio de 1400 mudas de árvores na área ao lado da manancial Água Grande, na comunidade Pé de Galinha.

O evento visa não só lembrar a data, mas também buscar ações que ajudem no desenvolvimento do meio ambiente. Para o plantio a secretaria estabeleceu parceria com Lions e Leo Clube, Rotary, cooperativas Coagru e Integrada, Emater, Colégios Carlos Gomes e Santo Antonio.

Para a tecnóloga ambiental e chefe da divisão de meio ambiente da prefeitura, Eliani Roveda, nada é mais justo do que preservar um local que oferece qualidade de vida para a população. “A atividade objetiva proporcionar um cuidado ainda maior a manancial que é responsável pelo abastecimento da água em Ubiratã”, conta.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Orlando Vieira Filho, salientou que a participação dos alunos é de extrema importância para que tenham uma visão ambientalista e consciência de preservação. “O meio ambiente tem enfrentado problemas sérios. Nós de Ubiratã não podemos ficar parados e devemos atuar em função de melhorias para nós mesmos unindo os segmentos privados e públicos”, alerta.

Enquanto isso, o chefe regional da divisão de meio ambiente da Sanepar, Donizete Aparecido da Silva, aproveitou para destacar que desde 1965 existe no Brasil a lei da preservação da mata ciliar e só em 1995 que o Paraná instituiu o dia do rio. “Foi preciso três décadas para se criar a lei no Estado, o processo é lento, mas o que precisamos é de ações concretas e de mudança como a que realizamos”, afirma.

As áreas que receberam as mudas foram cedidas pelos agricultores Nelson Massaranduba e Fernando Nogueira que se comprometeram em cuidar do desenvolvimento das árvores.

Data de Publicação: 23/11/2007

Cerca de 70 pessoas participaram da ação Crédito: C?ssio Ceniz
Legenda: Cerca de 70 pessoas participaram da a??o

 Galeria de Fotos

 Veja Também